IEMA Geek Festival 2025 reúne jovens em celebração à cultura digital

Além de tecnologia, dos games e da cultura geek, o festival também contou com um dia repleto de competições, debates e apresentações.
O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) realizou neste sábado (13), o IEMA Geek Festival 2025, evento estudantil voltado exclusivamente para o universo digital e a cultura pop. O festival, que aconteceu no São Luís Shopping, reuniu estudantes de diferentes unidades do IEMA do Maranhão, além de entusiastas da tecnologia, dos games e da cultura geek, em um dia repleto de competições, debates e apresentações.
PUBLICIDADE
A diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, destacou ser uma entusiasta do uso da tecnologia como ferramenta de desenvolvimento nas escolas. Ela também ressaltou o apoio do governador Carlos Brandão às iniciativas voltadas para a educação dos jovens maranhenses, reforçando o compromisso em preparar os estudantes do IEMA para alcançarem o mais alto nível e competirem de igual para igual com outros participantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esse festival representa a crença de que a juventude maranhense pode ocupar o mundo digital com criatividade, responsabilidade e protagonismo. Os estudantes mostram que a tecnologia não é apenas para consumo, mas também para produção e para a construção do futuro. Aqui, a diversão também se transforma em aprendizado. E ainda temos o apoio incansável do nosso governador Carlos Brandão, que investe na juventude e na educação do Maranhão, todos os dias”, afirmou Cricielle.
Para o aluno do IEMA de Cururupu, Glauber Junior, a competição representa uma grande oportunidade de revelar novos talentos na área de tecnologia, abrindo portas para o mercado de trabalho e possibilitando experiências valiosas para sua formação.
“Sou muito grato ao governador Carlos Brandão e à diretora-geral Cricielle Muniz por desenvolverem esta oportunidade dentro das nossas escolas. Eventos como este nos motivam a aprender, inovar e mostrar nosso potencial no universo da tecnologia,” ressaltou o aluno.
A programação incluiu palestras dos dubladores Francisco Figueira Junior e Daniel Figueira, que compartilharam suas experiências e insights sobre o universo da dublagem. Em uma abordagem voltada ao incentivo da participação feminina no mundo dos games, Raquel Gontijo, diretora de Relações Institucionais e Governamentais da ABRAGAMES, destacou a importância e as conquistas das mulheres nesse setor.
A ideia de promover esse tipo de competição é abrir caminhos para que os alunos do Instituto ingressem no mercado de games, um setor em constante expansão e repleto de novas oportunidades. O festival também evidenciou a participação feminina, com destaque para as egressas que venceram a primeira edição do GameJam das IEMANAS com o game ‘Aelória – A Missão Planetária. Assim, o IEMA busca fomentar a presença feminina em todas as etapas de criação, e não apenas no consumo.
Tiveram ainda momentos de destaque, como a competição de Free Fire, que mobilizou times mistos de várias regiões do estado. Após as semifinais disputadas entre Carutapera, Cururupu, Pindaré-Mirim e Coroatá, o público vibrou com a grande final, marcada por partidas emocionantes.
O evento também teve espaço para a criatividade com o Concurso de Cosplay, no qual alunos incorporaram personagens icônicos da cultura pop, arrancando aplausos pela originalidade e performance no palco.
Os vencedores do IEMA Geek Festival 2025 foram premiados com medalhas, troféus, brindes e certificados, além de horas complementares. Transmitido ao vivo pelo canal oficial do IEMA no YouTube, o evento destacou-se por valorizar a cultura geek, incentivar o protagonismo estudantil e ampliar a participação feminina no mundo digital. O resultado oficial e os certificados serão divulgados em 11 de outubro.