Ponte Metálica terá tráfego de veículos liberado no dia 6 de outubro

Ponte Metálica terá tráfego de veículos liberado no dia 6 de outubro

O tráfego de veículos na Ponte Metálica será liberado no próximo dia 6 de outubro, após mais de 30 dias de interdição para obras de reparo na estrutura. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (19) pelo prefeito de Timon, Rafael Brito (PSB), após realizar uma vistoria no andamento dos trabalhos no local. 

“Muito feliz com o andamento. Uma reforma muito importante para a ponte. Confesso que nunca tinha visto uma reforma tão intensa. Dia 2 de outubro, depois de 30 dias, vão concluir e desmobilizar os equipamentos. No dia 6 de outubro, na segunda-feira, o tráfego vai estar liberado”, afirmou o gestor. 

A Ponte Metálica, patrimônio cultural tombado, foi inaugurada há mais de 80 anos. Além de um dos principais acessos entre Timon e Teresina, por onde circulam em média cerca de 300 mil pessoas, também é considerada um dos cartões postais das duas cidades.

A execução dos serviços de manutenção e melhorias estruturais da Ponte Metálica está sob responsabilidade da Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (FTL), concessionária na linha férrea. A primeira das três etapas da obra inclui uma série de reparos, como:

– Laje do tabuleiro: recomposição das aberturas, fendas e substituição das placas de aço no tabuleiro rodoviário por graute com armadura;

– Passarelas laterais: soldas e reparos pontuais nas chapas das passarelas laterais;

– Juntas dos encontros: aplicação de juntas poliméricas nos encontros de ambos os lados;

– Revestimento da laje de piso: fresagem da camada superficial e formação de superfície rugosa (melhoria de aderência);

– Via permanente: correção de bitola, alinhamento e nivelamento das duas filas de trilhos existentes no tabuleiro.

Nesta primeira etapa, a FTL foi impedida de remover o asfalto da ponte, já que a estrutura é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Como alternativa, será aplicada uma pintura de poliuretano, para proteção da superfície da pista com impermeabilidade, alta resistência e durabilidade mecânica.

A expectativa é que as duas próximas etapas da reforma da Ponte Metálica não interfiram no fluxo de veículos no local. “A FTL está licitando a segunda etapa, mas não vai precisar interditar a ponte. A terceira etapa vai ser a pintura total da estrutura metálica, mas isso vai ficar mais para a frente”, concluiu o prefeito de Timon. 

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *