Quatro professores da Paraíba concorrem a prêmio na Olimpíada de Matemática
					Os professores finalistas ensinam em escolas públicas das cidades de João Pessoa, Aroeiras, Malta e Patos.
Quatro professores da Paraíba são finalistas na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr) e concorrem a prêmio que seleciona os melhores professores da disciplina no País. Os nomes dos vencedores serão divulgados de forma online, no dia 8 de dezembro, através do YouTube da Sociedade Brasileira de Matemática. Solenidade também ocorre de forma presencial no Ministério da Educação, no dia 10 de dezembro.
Conforme observou o ClickPB, os professores finalistas ensinam em escolas públicas das cidades de João Pessoa, Aroeiras, Malta e Patos.
Dos 40 concorrentes, serão premiados os 20 melhores professores de Matemática do País. Os vencedores da categoria Ouro na segunda edição da OPMBr irão viajar para uma imersão na China em maio de 2026.
Os finalistas passaram por três etapas de avaliação, incluindo uma prova, uma apresentação em vídeo ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula e uma entrevista. Participam também professores dos estados como Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Piauí e Ceará.
Em maio de 2026, os vencedores participarão de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias a Xangai para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China. Depois da viagem de premiação, os professores selecionados vão ministrar workshops de Matemática para outros docentes, de cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação.
“Nosso objetivo é reconhecer e valorizar iniciativas bem-sucedidas no ensino da Matemática em todo o País, de forma a disseminá-las, trabalhando para melhorar a qualidade do ensino da disciplina e, assim, contribuindo para alavancar a posição do Brasil no ranking mundial, a médio e longo prazo”, explica Adauto Caldara, membro do Conselho Gestor da Olimpíada.
Sobre a OPMBr
A Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr) foi criada por um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para reconhecer e valorizar os profissionais que fazem a diferença ao ensinar Matemática no país.
Premiação está em sua segunda edição.
