Termômetros marcam 40°C na Paraíba e calor extremo deve persistir até o fim de semana

Termômetros marcam 40°C na Paraíba e calor extremo deve persistir até o fim de semana

Cidades do Sertão da Paraíba registraram 40°C, conforme dados da Aesa. Entenda a causa do calor e confira a previsão oficial até o fim de semana.

O mês de novembro já começou com altas temperaturas na Paraíba, chegando ao registro de um calor de 40°C. Como verificou o Clickpb junto à Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), nesta quarta-feira (05) várias cidades do Sertão da Paraíba registraram temperaturas elevadas.

Os termômetros oficiais da Aesa confirmaram o calor extremo na Paraíba, com cinco cidades registrando temperaturas próximas ou iguais a 40°C:

  • Itaporanga: 40,0°C
  • Patos: 39,9°C
  • São Mamede: 39,7°C
  • Santana dos Garrotes: 39,5°C
  • Sousa: 39,2°C

O meteorologista da Aesa Heitor Alves explicou ao ClickPB que “nesse começo de mês de novembro há a presença de uma massa de ar seco atuando sobre essa parte central do Nordeste Brasileiro”. Apesar de este aumento gradual na temperatura ser normal na primavera, estação que está em vigor, essa massa de ar seco tem evidenciado ainda mais o calor.

Heitor Alves ressaltou ainda que “há previsão da persistência desse sistema atuando até esse fim de semana. Quanto às temperaturas são esperadas sim, temperaturas elevadas, com a temperatura máxima podendo chegar próxima dos 40,0°C no Sertão Paraibano”.

Em entrevista ao ClickPB, o meteorologista Heitor Alves pontuou que existe a tendência de diminuição das temperaturas máximas nos próximos períodos. O meteorologista declarou que a tendência acontece devido aos registros históricos para o período e “também porque essa massa de ar seco tende a perder ‘força’ ao passar dos dias, daí volta a normalidade, que para o sertão já é quente para essa época do ano”.

Calor demais!

O ClickPB tem recebido relatos de altas temperaturas principalmente no Sertão do Estado. Aplicativos de telefone registram até mesmo temperaturas chegando a 43°C nesta quinta-feira na cidade de Uiraúna.

Na cidade de Patos, um termômetro de rua registrou temperatura de 46°C, como foi repercutido pelo ClickPB. Sobre essa marcação, o meteorologista Heitor Alves explica que “o valor registrado ali pode não representar bem, na maioria das vezes o equipamento superestima/subestima os valores”.

Heitor Alves explicou ainda que não é possível quantificar a sensação térmica nas cidades paraibanas em razão do microclima local, “por exemplo, locais asfaltados podem causar essa sensação de estar mais quente”.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *