Festa da Música no Maranhão promove painéis sobre empreendedorismo e mercado criativo no Nordeste
As inscrições podem ser feitas de forma gratuita e pelo link disponível no Instagram da Festa da Música no Maranhão. As vagas são limitadas a 60 participantes presenciais
Nesta quinta-feira (13), para complementar a programação da Festa da Música no Maranhão 2025 (FMM25), o evento promoverá uma manhã de painéis voltados ao fortalecimento do mercado cultural, com conversas sobre música, produção e empreendedorismo criativo. As práticas serão realizadas no Auditório do Banco do Nordeste (BNB), em São Luís. A ocasião reune músicos, produtores, empreendedores, técnicos, empresas do setor e o público em geral.
As inscrições podem ser feitas de forma gratuita e pelo link disponível no Instagram da Festa da Música no Maranhão. As vagas são limitadas a 60 participantes presenciais.
A programação inicia às 9h, com o painel de abertura “Soluções e oportunidades de crédito do BNB para o empreendedorismo cultural no Maranhão”, com o apresentador Marcelo Teixeira, gerente de escritório da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste no Maranhão. O bate-papo abordará as linhas de financiamento e as ações de incentivo disponíveis para o setor cultural, ressaltando o papel do banco no fomento a projetos criativos e sustentáveis.
Logo após a abertura da programação, das 10h às 11h30, o segundo painel, intitulado “Desafios e Oportunidades do Mercado de Festivais e Eventos no Maranhão/Nordeste”, promoverá um debate entre produtores e gestores culturais com vasta experiência no cenário regional e nacional. A conversa será mediada por Emanuel Jesus, músico, produtor e idealizador da Festa da Música no Maranhão, que conduzirá o bate-papo com Ivan Ferraro (presidente da ABRAFIN e da Feira da Música, do Ceará, em videoconferência), Carol Marques (produtora e idealizadora do Festival Zabumbada) e Mavi Simão (produtora e diretora dos Festivais Ellas e Maranhão na Tela).
Com experiências reconhecidas no reforço da economia criativa, os convidados compartilharão vivências e reflexões sobre os novos estilos e modelos de produção cultural, os desafios da regionalização dos festivais, a profissionalização da cadeia produtiva da música e as perspectivas para o futuro do setor na região Nordeste. Com a finalização dos painéis, o público participará de um coffee break, às 11h45, favorecendo o networking e a troca de ideias entre artistas, produtores e empreendedores.
Com patrocínio da Equatorial Maranhão, Claro e Banco do Nordeste, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura / Lei Aldir Blanc, SECMA/Governo do Maranhão e apoio da Cerveja Dona e do Grupo Mirante, a FMM25 é uma realização da Interart Produção Criativa e do Ministério da Cultura / Governo Federal. A mobilização destaca seu papel como um espaço de formação, valorização e conexão entre agentes culturais, fortalecendo o ecossistema criativo do Maranhão e do Nordeste.
