Professora concretiza sonho de infância e transforma vidas por meio da educação

Professora concretiza sonho de infância e transforma vidas por meio da educação

Gestora escolar da Escola Estadual Tarcísio de Jesus, em Maceió, Clesiane Faustino diz que estar à frente do cargo é abraçar toda a comunidade

“Ser gestor é uma missão. Uma missão que significa contribuir com toda a comunidade escolar. Enxergar que aquele profissional, aquele estudante, precisa de um olhar atento, um ombro amigo. E estar disponível para cada um deles”. A reflexão de Clesiane Faustino, gestora da Escola Estadual Tarcísio de Jesus, no bairro do Trapiche, em Maceió, ressalta a importância de um cargo que, mais do que uma liderança, torna-se uma figura materna/paterna em suas escolas.

Neste Dia do Gestor Escolar, conheceremos a história de uma educadora que transforma vida por meio do acolhimento e motivação.

Sonho de infância

Desde criança, Clesiane tinha um sonho: o de ser professora. “Era uma menina muito sonhadora e, na minha imaginação infantil, criei uma personagem que ensinava outras crianças. Meus alunos eram as minhas bonecas. Essa paixão era tão forte que, aos dez anos, comecei a alfabetizar os meus colegas, Daí surgiu o desejo de ser professora”, recorda.

O sonho de infância virou realidade após Clesiane ingressar na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no curso de Teatro-Licenciatura. “Mesmo no curso de Teatro, o meu objetivo não era atuar, mas lecionar. E no dia da minha formatura, prometi a mim mesma que iria para uma escola pública, pois toda a minha formação foi na rede pública e queria continuar contribuindo com a sociedade, com jovens que tinham uma história similar a minha”, conta.

Na Escola Estadual Tarcísio de Jesus, Clesiane chegou como professora contratada. Em 2014, após aprovação em concurso público, optou por permanecer na escola e dar continuidade ao trabalho que desenvolvia com os alunos. Desde então, já se vão 15 anos na instituição, onde, além de professora, já foi coordenadora pedagógica e, atualmente, está no segundo mandato como gestora escolar.

“Os amigos professores me incentivaram a concorrer à gestão pela minha maneira de interagir com a comunidade escolar. Com meus alunos, por exemplo, sempre usei a arte para que eles pudessem reimaginar o futuro e reescrever suas histórias. Sou grata a todos pela confiança”, relata.

Reconhecimento

Clesiane diz que o momento mais gratificante de ser professora é reencontrar ex-alunos e perceber que transformou vidas. “Não tem preço encontrá-los e ser reconhecida. Eles me agradecem pelos conselhos que dei, por nunca ter desistido deles. Alguns criaram um vínculo tão forte comigo que me convidaram para suas festas de formatura. Isso me impulsiona e fortalece minha caminhada enquanto educadora, fazendo com que ressignifique as minhas práticas”, revela.

Aluna do 8º ano do ensino fundamental, Letícia Conceição é uma das jovens que teve a vida transformada pela gestora. Ela aponta o acolhimento como uma de suas maiores qualidades: “Ela nos dá conselhos, ajuda e apoia as nossas ideias e, mesmo na correria do dia a dia, sempre tem tempo para conversar e ouvir nossos desabafos”, destaca a adolescente.

Auxiliar de limpeza na escola, Jaciane Bispo também vive nas adjacências da escola e fala que o trabalho de Clesiane é visto de forma positiva na comunidade. “Ela é muito comunicativa e faz um trabalho excelente. Estou aqui há dois anos e só tenho a agradecer”, frisa

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *