SoberanIA: inteligência artificial piauiense é destaque no Web Summit Lisboa 2025

SoberanIA: inteligência artificial piauiense é destaque no Web Summit Lisboa 2025

I.A. desenvolvida no Piauí desperta interesse de investidores e especialistas no palco de um dos maiores eventos de inovação do mundo.

A primeira Inteligência Artificial 100% em português e pública do Brasil foi destaque no Web Summit Lisboa 2025, o maior evento global de tecnologia, inovação e empreendedorismo, realizado em Portugal. O projeto SoberanIA foi levado ao evento pelo Instituto de Tecnologia (PIT) e pela Investe Piauí, marcando a entrada definitiva do estado no cenário internacional de desenvolvimento em inteligência artificial.

O projeto é do Governo do Piauí, por intermédio da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), tendo sido desenvolvido pelo PIT em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi). O SoberanIA já é considerado um dos maiores projetos públicos de IA do mundo e tem como objetivo central à soberania digital do Piauí e sua autonomia tecnológica no campo da inteligência artificial. A. O projeto reúne mais de 130 bilhões de palavras em português, formando o maior dataset do planeta em língua portuguesa.

Para o Diretor de PD&I e Extensão do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), Rafael Jales, o reconhecimento internacional reforça a importância da iniciativa, “O projeto recebeu comentários muito positivos de investidores e especialistas, que destacaram o potencial de escalabilidade e a relevância social da SoberanIA. Também surgiram contatos para possíveis parcerias e colaborações técnicas, o que abre novas oportunidades de desenvolvimento afirma Jales.

A presença do projeto SoberanIA no evento ocorreu em um contexto de protagonismo do estado que levou a maior delegação brasileira ao Web Summit Lisboa 2025, com quase 100 empreendedores piauienses, resultado da parceria entre o PIT, a Investe Piauí e o Sebrae.  

O eventou conectou startups, investidores e aceleradoras, apresentando ao mundo o que o Piauí tem de melhor: inovação de alto impacto, projetos competitivos e soluções tecnológicas capazes de atrair grandes empresas, investimentos e novas oportunidades para o ecossistema local. 

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *