TV Cidade Verde exibe 1º programa do especial Janelas de Natal neste sábado (22)
A TV Cidade Verde estreia neste sábado (22) o primeiro episódio da série especial “Janelas de Natal”, com o capítulo “Janelas de Atenção e Cuidado”. O programa, vai ao ar às 12h45, no canal 5.1, com reprise no domingo e no canal 5.2, CVPlay.
A série abre espaço para histórias reais de famílias, mães atípicas, especialistas e crianças atendidas por projetos como o da AMA-PI.
O episódio de estreia apresenta a trajetória de Sylvia Pereira, mãe solo de dois meninos autistas, e mostra como ela encontrou acolhimento na AMA. O programa explica, de forma leve e acessível, o papel da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), as possibilidades de diagnóstico precoce e o impacto da neuroplasticidade: a capacidade do cérebro de criar novas conexões, especialmente na infância.
Depoimentos da coordenadora do ABA, Thais Linhares, e do neurologista pediátrico Ítalo Martins ajudam a esclarecer os primeiros sinais, a importância do acompanhamento clínico e os avanços proporcionados pela intervenção adequada.
De acordo com a diretora de projetos do grupo Cidade Verde, Maria Tajra, o especial Janelas de Natal quer esclarecer a sociedade sobre as neurodivergências.
“Nesse Natal, a Cidade Verde decidiu abraçar as neurodivergências – autismo, TDAH, dislexia… e muitas formas diferentes de existir no mundo. Essa pauta está cada vez mais presente, mas ainda há muito desinformação e muito o que se fazer quando o assunto é inclusão. Para que isso ocorra, as famílias precisam de informação de qualidade, com uma linguagem que as alcance e de fato incentive a sua ação – e é justamente isso que a nossa série se propõe a fazer”, explica Maria Tajra.
Momento de solidariedade: campanha de doação
O especial terá um momento concreto de solidariedade com a campanha de doações destinadas à expansão e ao aprimoramento dos serviços oferecidos pela AMA-PI, que há 25 anos atende crianças, adolescentes e adultos com autismo e que hoje mantém uma fila de espera de pelo menos 600 pessoas.
“Há muito tempo temos dado visibilidade ao trabalho de excelência da AMA-PI, mas esse alcance tem gerado novas demandas de serviço e não tem se convertido em doações, por isso, decidimos utilizar a nossa campanha de Natal para também contribuir com a expansão dessa receita tão necessária”, destaca a diretora de projetos.
A campanha será lançada na próxima semana.
