Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso abre sua 12ª edição já reconhecida como Patrimônio Cultural do RN

Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso abre sua 12ª edição já reconhecida como Patrimônio Cultural do RN
O Governo do RN apoia o projeto por meio da Emprotur, do Idema e do Programa Cultural Câmara Cascudo

“A cultura tem lugar de honra, respeito e investimento.” Com essa afirmação, feita durante a abertura da 12ª Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, celebrou, ao lado da organização do evento e da comunidade local, o início de mais uma edição da mostra, agora oficialmente reconhecida por lei como Patrimônio Cultural, Turístico e Imaterial do Estado. Sancionada pela governadora Fátima Bezerra, a Lei nº 12.299 foi proposta pelo deputado Francisco do PT.

Homenageada por apoiar a realização da Mostra desde a sua primeira edição, a chefe do executivo destacou que o evento simboliza o compromisso do Estado com políticas culturais acessíveis e democráticas. “A arte tem o poder de democratizar espaços, formar pessoas e iluminar caminhos. Reconhecer e apoiar iniciativas como a Mostra de Gostoso é reafirmar o nosso compromisso com um RN mais justo e diverso.”

Realizada na Praia do Maceió, a Mostra reúne, entre 20 e 24 de novembro, uma programação gratuita com exibições ao ar livre, debates, cursos, seminários, sessões especiais e títulos potiguares e nacionais. O Governo do RN apoia o projeto por meio da Emprotur, do Idema e do Programa Cultural Câmara Cascudo, aprovado para captação de até R$ 800 mil, dos quais R$ 427.500 foram captados.

Os diretores Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld destacaram que uma das principais novidades é a criação da Mostra Potiguar, dedicada à produção audiovisual do Rio Grande do Norte. A Mostra registrou 87 filmes inscritos em 2025.

Eugenio Puppo reforçou a importância simbólica e prática dessa nova seção para o cinema potiguar. “Antes, quando chegava um filme, era sempre um convite: ‘manda pra gente, queremos assistir, queremos ver’. Agora é diferente, temos de fato uma produção consistente, que sustenta uma mostra própria. Esse salto tem relação direta com o processo de organização institucional que o estado viveu nos últimos anos, com a criação da Secretaria Estadual de Cultura, o fortalecimento do diálogo com o Ministério da Cultura, com a PNAB e com os instrumentos de fomento. Hoje existe um ecossistema real de apoio ao audiovisual potiguar, e o resultado está aqui: o cinema potiguar está vivo, pulsante. Viva! Muito!”

O prefeito de São Miguel do Gostoso, Léo de Doquinha, também celebrou a realização do evento e a mobilização conjunta que o tornou possível. “Agradeço por todo o apoio que vem sendo dado nesses anos, colocando São Miguel do Gostoso sempre para frente e levando a cultura da nossa cidade para o Brasil. Viva o cinema brasileiro!”

Reconhecimento cultural e compromisso com o audiovisual

A secretária estadual de Cultura, Mary Land, destacou que o reconhecimento legal consolida a importância social e simbólica do evento. “A Mostra de Gostoso é uma plataforma potente de acesso à cultura, formação de público e projeção do audiovisual potiguar. Torná-la patrimônio significa proteger um bem vivo, que pertence ao povo do Rio Grande do Norte.”

O diretor-presidente da Fundação José Augusto, Gilson Matias, ressaltou que a Mostra se transformou em referência nacional. “Exibir filmes gratuitamente, à beira-mar, rompe barreiras e amplia o alcance da produção brasileira. A curadoria ousada e a identidade do evento consolidaram a Mostra como um espaço essencial para o audiovisual contemporâneo.”

Para o diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, a transversalidade entre cultura e turismo é um dos diferenciais do projeto. “A Mostra movimenta a economia local, fortalece o destino Rio Grande do Norte e mostra como eventos culturais são motores reais de desenvolvimento.”

Para a secretária de Estado do Turismo, Marina Marinho, a 12ª Mostra de Cinema de Gostoso é muito mais do que um festival, “é uma celebração da criatividade, da identidade potiguar e da força do audiovisual brasileiro. Quando o cinema ocupa São Miguel do Gostoso, ele movimenta toda a cidade, fortalece a economia local, impulsiona o turismo, gera oportunidades para produtores, técnicos, artistas e jovens talentos. É um evento que conecta o Rio Grande do Norte ao Brasil e ao mundo, mostrando que aqui não somos apenas cenário, mas protagonistas de histórias potentes, diversas e profundamente humanas”.

Cinema ao ar livre, diversidade e formação

A Praia do Maceió recebe uma estrutura com tela de 12m x 6,5m, projeção 4K, som 7.1 e 700 espreguiçadeiras. A programação reúne Mostra Competitiva, Mostra Panorama, Mostra Potiguar e sessões especiais, entre elas, a de “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, no sábado (22), às 22h30.

Debates, painéis temáticos e seminários com realizadores e pesquisadores acontecem diariamente, criando um ambiente de troca e formação que já se tornou marca registrada do evento.

Participação da comunidade e economia criativa

Moradores de São Miguel do Gostoso participam ativamente da Mostra e têm acesso a atividades que aproximam o audiovisual do cotidiano da cidade. O evento atrai visitantes de diversas regiões, movimenta o comércio local e fortalece a economia criativa do município.

Programação segue até domingo

A 12ª Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso segue até o dia 24 de novembro, com sessões gratuitas e abertas ao público. O encerramento exibirá o filme “Dona Onete – Meu Coração Neste Pedacinho Aqui”.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *