Obras do Campus Iracema da UFC são iniciadas no antigo Acquario Ceará

Obras do Campus Iracema da UFC são iniciadas no antigo Acquario Ceará

Estrutura começou a receber as instalações da Universidade, oficialmente, nesta sexta-feira (28).

As obras do novo campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Praia de Iracema, foram oficialmente iniciadas nesta sexta-feira (28), segundo anúncio do reitor da instituição, Custódio Almeida. A intervenção ocorre no esqueleto de onde seria o Acquario Ceará.

“Estamos iniciando a obra e já prospectando a do ICA (Instituto de Cultura e Arte) aqui próximo (no antigo Edifício São Pedro). Já vemos operários e máquinas rodando, em contagem regressiva”, pontuou o reitor. A estimativa é de que os trabalhos sejam concluídos em 720 dias, pouco menos de dois anos.

No Campus Iracema funcionará a sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), que está hoje na avenida da Abolição, no bairro Meireles, com os cursos de Oceanografia e Ciências Ambientais.

Além disso, o local abrigará o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), novo equipamento da UFC cujo objetivo será promover exibições permanentes e periódicas, virtuais e interativas, sobre os ecossistemas do Ceará, de acordo com a universidade.

O novo espaço de educação deve receber pelo menos dois novos cursos na instituição: as graduações em Meteorologia e Turismo Ecológico, como adiantou o reitor Custódio ao Diário do Nordeste em abril deste ano.

NOVO CAMPUS

O terreno do antigo Acquario Ceará – cuja obra foi paralisada em 2017 – foi doado pelo Governo do Estado à UFC. A doação foi oficializada em julho deste ano. Antes disso, em abril, a ordem de serviço (OS) das obras já havia sido assinada.

A construção está orçada em quase R$ 114 milhões. A empresa vencedora da licitação teve 180 dias para elaborar o projeto executivo, e terá mais 720 para executar os serviços e entregar o equipamento. O prazo para o funcionamento iniciar, então, é o segundo semestre de 2027.

Ainda em abril, durante a assinatura da OS, o prefeito Evandro Leitão garantiu que haverá obras de urbanização, “garantindo dignidade aos moradores” do entorno, onde se localiza a comunidade do Poço da Draga.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *