Governadora Fátima visita centro de operações da dinamarquesa Vestas em Parnamirim
Estrutura da multinacional controla 60 parques e 3,2 mil turbinas eólicas em todo o Brasil
A governadora Fátima Bezerra visitou nesta quarta-feira (26) o novo Hub Regional de Serviços da multinacional dinamarquesa Vestas, em Parnamirim. O espaço centraliza a operação de 60 parques e 3,2 mil turbinas eólicas em todo o Brasil.
A nova estrutura está integrada a outros dois ativos já existentes no Rio Grande do Norte, como o Warehouse Central (armazém logístico) e o centro de excelência em treinamento.
Durante a visita, a governadora lembrou que, em 2022, o Estado e a Vestas firmaram um Memorando de Entendimento (MoU), que concedeu incentivos fiscais em regime especial à companhia dinamarquesa. O acordo viabilizou a ampliação do centro de serviços da empresa no Rio Grande do Norte.
“Estamos em diálogo constante com as empresas de energias renováveis. Temos um moderno regime de incentivos para o setor, que segue atraindo cada vez mais investimentos. É um desenvolvimento que traz bem-estar e cidadania, por meio da geração de empregos e, portanto, da melhoria da renda do nosso povo”, disse Fátima Bezerra.
A governadora ressaltou que o Rio Grande do Norte lidera a produção de energia eólica no Brasil há uma década, respondendo isoladamente por 32% da produção nacional, com 314 usinas eólicas onshore.
“A Vestas é uma das maiores investidoras do Brasil, da América Latina e do Nordeste, especialmente aqui no Rio Grande do Norte. A verdade é que estamos contribuindo para que o Brasil ocupe um lugar importante no ranking dos países que mais produzem energia limpa e renovável em todo o mundo”, completou.
Em 2025, a multinacional celebrou a marca de 12 gigawatts (GW) de capacidade eólica instalada sob sua operação no Brasil, volume suficiente para abastecer cerca de 25 milhões de pessoas. Na América Latina, a empresa opera cerca de 21 GW, totalizando aproximadamente 8 mil turbinas.
O CEO da Vestas para a América Latina, Eduardo Ricotta, reconheceu o Governo do Rio Grande do Norte como um grande parceiro da empresa. Ao apresentar as dependências do hub de operações à governadora, o executivo destacou que a nova estrutura no estado coordena cerca de 800 colaboradores em todo o Brasil. “Estamos gerando emprego de qualidade, com formação técnica, em uma estrutura que potencializa a capacidade técnica dos nossos colabores”, ressaltou.
Ricotta ressaltou que a academia da empresa qualifica profissionais para atuação nos parques pelo Brasil. Um exemplo dessa trajetória é Andressa Jales, de 34 anos. Natural de Mossoró e residente em Parnamirim, a engenheira mecânica decidiu investir no setor de energias renováveis após a graduação. Ela realizou cursos técnicos no SENAI e ingressou na empresa em 2019, inicialmente como técnica.
“Era um período em que a empresa estava procurando mais capacidade e mulheres na parte técnica”, relatou Andressa. Após um ano e meio na função operacional, ela foi transferida para o setor de planejamento e ascendeu profissionalmente. Atualmente, Andressa atua como líder de projetos, posição alcançada após cinco anos e meio na companhia. “O potencial é incentivado”, pontuou.
Durante a visita ao hub de operações da Vestas, que ocupa três andares de um prédio comercial, no bairro de Nova Parnamirim, a governadora foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Alan Silveira, pelo secretário adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson de Souza, e pela prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz.
