Formando leva botijão de gás à colação de grau no PI e chama atenção nas redes
Um formando em Engenharia Civil chamou a atenção durante a colação de grau ao subir ao palco segurando um botijão de gás, em cerimônia realizada no interior do Piauí. A cena, registrada em fotos e vídeos, passou a circular nas redes sociais e rompeu o protocolo tradicional das formaturas.
O gesto partiu do engenheiro civil Hélio Neto, natural do município de Brasileira, município a cerca de 180 km de Teresina, e fez referência direta às atividades exercidas por ele ao longo da graduação para custear os estudos. Durante o curso, Hélio conciliou as aulas com uma rotina intensa de trabalho, atuando na venda de gás, água e outros serviços, além de ingressar posteriormente na área da reciclagem.
Ao longo dos cinco anos de graduação, ele iniciou a atividade de forma simples, comprando pequenas quantidades de material reciclável. Com apoio da família, especialmente de um tio, estruturou um ferro-velho no município, que se tornou uma das principais fontes de renda durante o período acadêmico.
O deslocamento até a cidade onde cursava a graduação também fez parte da rotina. Eram cerca de 20 km até a faculdade, em Piripiri. Durante um período, os custos com transporte foram pagos pelo próprio estudante, até a disponibilização de um ônibus para universitários do município.
Para Hélio, levar o botijão ao palco foi uma forma direta de representar essa trajetória.
“Comecei do zero e consegui pagar toda a faculdade com o meu próprio trabalho. Foi uma caminhada difícil, mas sempre tive a certeza de que daria certo. Hoje estou formado e pronto para exercer a profissão com responsabilidade”, afirmou.
Após a conclusão do curso, o engenheiro obteve registro profissional e está habilitado para atuar legalmente no estado, passando a integrar o CREA-PI e o Sistema Confea/Crea.
