Mossoró: Marco histórico na educação, Centro Eliseu Viana entra na reta final de obras

Mossoró: Marco histórico na educação, Centro Eliseu Viana entra na reta final de obras
Governo do Estado investiu R$ 4,9 mi para reforma e ampliação da unidade de ensino

A reforma e ampliação do Centro Integrado de Educação (CEI) Professor Eliseu Viana, em Mossoró, avança em ritmo acelerado e já se encontram em estágio avançado de execução. O andamento dos serviços foi acompanhado pelo secretário de Infraestrutura do Rio Grande do Norte, Gustavo Coelho, durante visita recente ao canteiro de obras.

Com investimento de R$ 4,9 milhões, a obra representa a maior reestruturação já realizada na história da instituição e reforça o compromisso do Governo do Estado com a valorização da educação pública no interior.

A previsão é de que os serviços sejam concluídos ainda no mês de fevereiro, quando a escola será oficialmente entregue à Secretaria de Estado da Educação, da viabilizando o início do ano letivo de 2026 em um ambiente totalmente renovado, acessível e adequado às necessidades da comunidade escolar.

Com 52 anos de história, a Escola Eliseu Viana é a maior escola de Mossoró e um dos principais marcos da educação pública do Rio Grande do Norte, tendo sido inaugurada no contexto de modernização do ensino potiguar. Atualmente, grande parte da nova estrutura já está concluída, incluindo salas de aula, laboratórios — com exceção do laboratório de química — e áreas de convivência.

Os espaços destinados à alimentação e ao bem-estar dos estudantes, como refeitório, cozinha, copas, depósitos e áreas de apoio, também já foram finalizados. Neste momento, a obra avança para a etapa de acabamento e climatização, contemplando tanto áreas novas quanto reformadas, com a garantia de que todas as salas, laboratórios e o auditório serão climatizados, respeitando o projeto arquitetônico original da unidade.

QUADRA POLIESPORTIVA E SALAS DE AULA

Outro destaque da reestruturação é a construção da quadra poliesportiva coberta, que se encontra em fase final e segue todas as normas técnicas exigidas, ampliando as possibilidades de práticas esportivas e atividades pedagógicas.

O projeto contempla ainda a recuperação estrutural das 22 salas de aula, revisão completa das instalações elétricas, implantação de sistemas de segurança, como CFTV e prevenção contra incêndio e gás, além da adequação integral da escola às normas de acessibilidade e às exigências do Corpo de Bombeiros. Também está prevista a criação de um novo bloco de cozinha, com estrutura moderna e funcional, além da ampliação de banheiros, vestiários, auditório e estacionamento.

Durante a visita, o secretário Gustavo Coelho destacou que grande parte da estrutura da unidade escolar já está concluída, incluindo salas de aula, laboratórios e áreas de convivência. “A obra de reforma e ampliação da Escola Estadual Eliseu Viana está bastante avançada. Já estamos aqui com as salas de aulas prontas, os laboratórios, com exceção do laboratório de química, todos prontos”, afirmou.

Segundo o gestor, os espaços destinados à alimentação e convivência dos estudantes também já foram finalizados. “Áreas de convivência tais como o refeitório e também a área de produção de alimentos — cozinha, copas, depósito de alimentos, depósito de material — todos esses estão prontos”, ressaltou.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *