Secretários de Comunicação do Nordeste debatem, em Alagoas, políticas integradas de informação

Secretários de Comunicação do Nordeste debatem, em Alagoas, políticas integradas de informação

Encontro promovido pela Câmara Temática do Consórcio alinhou ações regionais para aprimorar gestão pública


A Câmara Temática (CT) de Comunicação do Consórcio Nordeste promoveu, nesta sexta-feira (6), no Centro de Inovação do Jaraguá, em Maceió, o 1º Encontro Nordestino das Secretarias Estaduais de Comunicação, em 2026. Os secretários discutiram, entre outros assuntos, a criação da Agência Nordeste e um cronograma de pesquisas sincronizadas voltadas ao aperfeiçoamento da gestão pública nos nove estados da região.
 

“Essa integração, esse compartilhamento de informações geram uma governança corporativa e colaborativa que, com certeza, vai ajudar o gestor a trabalhar melhor e o cidadão a estar bem melhor informado”, destacou o secretário de Estado da Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, vice-presidente da Câmara Temática e anfitrião do encontro.


 Articulação institucional

O Encontro Regional de Secretarias de Comunicação do Nordeste reúne representantes das secretarias estaduais de Comunicação da região com o objetivo de fortalecer a articulação institucional, promover a troca de experiências e compartilhar boas práticas em comunicação governamental.

Juntos, os secretários buscam estimular a cooperação técnica entre os estados, alinhar estratégias voltadas à transparência, à comunicação pública baseada em evidências e ao enfrentamento da desinformação, além de contribuir para o aprimoramento da relação entre governo e sociedade.

Neste sentido, foi discutida a criação da Agência Nordeste com o objetivo de “gerar um olhar do Nordeste, pelo Nordeste, para o Brasil e para o mundo”, como definiu Cleon Menezes, secretário de Estado de Comunicação de Sergipe e presidente da Câmara Temática.

“Acredito que a discussão trazida hoje, sobre a Agência, é um fato necessário até para que a gente consiga organizar e coordenar todas essas ações de comunicação que são feitas e, logicamente, como eu falei, é trazer o olhar do Nordeste, pelo Nordeste, para o Brasil e para o mundo”, explicou Cleon.

Além dele e de Palhares, compuseram a frente de honra a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Aline Rodrigues; o ex-secretário de Estado da Comunicação de Alagoas, Joaldo Cavalcante; o coordenador executivo do Consórcio Nordeste, Glauber Piva; e a jornalista Mieko Wada, que representou o secretário de Estado da Comunicação do Maranhão, Sérgio Macedo.

Thiago Sampaio / Agência Alagoas

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *