Movimento MaraDefs realiza corrida de abertura neste domingo (18), em São Luís

Movimento MaraDefs realiza corrida de abertura neste domingo (18), em São Luís

Entrega de kits da 1ª Corrida MaraDefs acontece até amanhã, 16, na sede da DPE/MA.

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) inicia, no próximo domingo (18), a programação oficial do MaraDefs, maior movimento social já realizado pela instituição. Com mais de 200 atividades programadas na capital e no interior, o movimento visa promover o acesso a direitos, à cidadania e transformação social, reunindo mutirões de atendimentos, feiras, oficinas e ações educativas.

A largada será na 1ª Corrida MaraDefs, com concentração a partir das 5h, em frente ao edifício-sede da Defensoria, no Renascença II, em São Luís, para os percursos de 3 km, 5 km e 10 km. Além de incentivo à prática esportiva, o evento pretende sensibilizar a população sobre a importância da atuação da Defensoria Pública na defesa dos direitos dos mais vulneráveis.

“Queremos que essa corrida seja mais do que um evento esportivo. É uma forma de chamar a atenção para a missão da Defensoria Pública de promover justiça e cidadania. É o ponto de partida de uma mobilização social que vai percorrer todo o estado e conectar a instituição à população”, assinalou a 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques.

Na segunda-feira (19), às 9h30, será realizada a abertura oficial do MaraDefs, na Praça das Mercês, no Centro Histórico de São Luís. A comunidade local contará com mutirão de atendimentos jurídicos e sociais, com o suporte da Carreta dos Direitos, nos dias 18 e 19, das 8h às 15h.

“Além da celebração pelo Dia Nacional da Defensoria Pública, lembrado no dia 19 de maio, o MaraDefs é uma grande sensibilização em favor dos direitos da população maranhense. Durante uma semana inteira, promoveremos ações inclusivas e transformadoras, reforçando o nosso compromisso com o acesso à justiça para quem mais precisa. É o maior movimento de conexão entre a Defensoria Pública e a sociedade civil visto em 24 anos de existência da instituição. É também uma homenagem ao trabalho dedicado de nossos defensores, servidores e parceiros, que fazem a diferença na vida de milhares de pessoas”, destacou o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado.

A programação inclui, ainda, a Conferência Anual da Defensoria Pública do Maranhão, com palestra magna do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, que será homenageado com a Medalha Liberdade, a mais alta honraria da instituição. Outro destaque será a assinatura de Termo de Cooperação com a Central Estadual de Transplantes, que visa a célere resolução de demandas jurídicas e a ampliação das políticas públicas voltadas à doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Também como parte do MaraDefs, no dia 24 de maio, a Praça Nauro Machado recebe a Feira Cultural MaraDefs, com 14 estandes de artesanato e gastronomia, atendimentos gratuitos e atrações culturais. A programação cultural promete aquecer a pré-temporada junina com apresentações de tambor de crioula, capoeira e o tradicional bumba-meu-boi de Axixá.

O interior do estado também participa ativamente do movimento. Mais de 55% dos núcleos regionais estão com atividades cadastradas, serão mais de 40 cidades mobilizadas. Imperatriz e Buriticupu se destacam com extensa programação, que inclui oficinas, palestras, concursos e feiras de empreendedorismo.

A programação completa do MaraDefs estará disponível nos canais oficiais da Defensoria Pública a partir desta sexta-feira (16).

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *