Procissão da Bandeira inicia celebrações da Festa do Morro da Conceição no Recife

Procissão da Bandeira inicia celebrações da Festa do Morro da Conceição no Recife

Fiéis seguiram do Parque da Macaxeira até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Casa Amarela

Centenas de fiéis ocuparam as ruas da Zona Norte do Recife na noite desta sexta-feira (28), para louvar a fé católica na celebração da Procissão da Bandeira.

O trajeto finalizou com a chegada ao Santuário do Morro, onde os fiéis celebraram a Santa Missa com o tradicional hasteamento da bandeira. A solenidade foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Josivaldo José Bezerra. 

Público

Neste ano, a organização espera receber 2,5 milhões de pessoas ao longo dos 11 dias de programação. Será a primeira Festa do Morro com a nova imagem da Imaculada Conceição, entregue em setembro, e com a renovação do Santuário após o desmatamento da estrutura do telhado. 

Gratidão

Para o pároco do Santuário, Padre Emerson Borges, o sentimento é de gratidão pela superação dos desafios.

“É a festa da gratidão, a festa de agradecer a Deus e a Nossa Senhora por tudo que vivenciamos. Chegar ao dia de hoje, nesse início dessa grande festa, dessa abertura, eh dizer que Deus está conosco e Nossa Senhora sempre nos acompanhou durante toda a travessia que fizemos até aqui”, destacou.

Passos de fé

Para quem crê, o momento é o início de um ciclo anual de fé e dedicação à Santa. Yurley Carlos veio com a Avó, Cícera Maria, e o irmão mais novo para realizar um rito anual de devoção.

“É uma tradição da minha família buscar minha avó em casa e levar ela até o Morro da Conceição todo ano. Fazemos isso como forma de promessa, para renovar a saúde e os bons votos para nossa família toda”.

Nas mãos de Dona Cícera, um porta retrato emoldurado com uma fotografia de toda a família acompanha a subida.

Já o pedido de Severino da Paz envolvia não só ele, mas todo o país. Ele caminhava o cortejo um chapéu de sombrinha de frevo, blusa inspirada nas lantejoulas do maracatu e, nas mãos, uma imagem de Nossa Senhora enrolada com a bandeira do Brasil.

“Meu pedido é saúde para todos em Recife e no Brasil. Peço todo ano para que sempre se realize e que os votos de que todos possam viver uma vida saudável perdurem”, revelou.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *