Férias escolares são antecipadas após barragem romper e deixar população isolada no Sul do Piauí; região tem previsão de 100 mm de chuva
Rompimento aconteceu depois de fortes chuvas na região. A água deixou estradas intrafegáveis e chegou a romper alguns trechos.
A Prefeitura de Massapê do Piauí, a 376 quilômetros de Teresina, decidiu antecipar as férias da rede municipal de ensino da cidade após o rompimento parcial da barragem da Ingazeira ter deixado quatro comunidades isoladas, na segunda-feira (1º).
A decisão é para que os estudantes da região não sejam prejudicados. Embora o volume de água tenha diminuído, na manhã desta terça-feira (2), as comunidades continuam isoladas devido às estradas intrafegáveis e as passagens molhadas que se romperam devido à correnteza.
Passagem molhada em Massapê do Piauí — Foto: TV Clube
Apesar da diminuição do nível de água, estão previstos acumulados de chuvas entre 80 e 100 mm somente nessa primeira semana de abril, apontou a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh).
O problema afeta cerca de 150 famílias. A prefeitura pretende emitir um decreto de emergência para tratar da recuperação dos trechos rompidos ou danificados pelas águas.
Ainda na segunda, o prefeito do município, Rivaldo Carvalho, emitiu alertas para os moradores e enviou equipes para averiguar as condições das estradas e rodovias da cidade.
“Boa parte da comunidade rural está isolada. A gente não consegue chegar nas localidades Ingazeira, Peixe, nem no povoado São Francisco, Vilão e outras comunidades”, contou o prefeito.
Além da barragem da Ingazeira, outros dez açudes do Piauí atingiram sua capacidade máxima, conforme a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI). Confira as cidades abaixo:
- Pedra Redonda, em Conceição do Canindé;
- Piracuruca, em Piracuruca;
- Emparedado, em Campo Maior;
- Corredores, em Campo Maior;
- Taboquinha, em Beneditinos;
- Caldeirão, em Piripiri;
- Mesa de Pedra, em Valença do Piauí;
- Estreito, em Francisco Macedo;
- Salinas, em São Francisco do Piauí;
- São Vicente, em São Miguel do Tapuio.
Barragem da Ingazeira, em Massapê do Piauí, rompeu nesta segunda-feira (1°) — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Previsão de chuvas para abril
Massapê do Piauí está localizada na mesorregião sudeste do Piauí, para a qual estão previstas acumulados de chuvas entre 80 e 100 mm na primeira semana de abril, aponta a Semarh.
Como explica a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh, a chuva transborda os rios e riachos desta região do estado e encharca o solo, que perde a capacidade de absorver água. Assim, os pontos de alagamento aumentam e os rios colapsam.
“A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) tem influenciado a mesorregião norte, mas causa instabilidades no interior do Piauí. Também temos a presença de um sistema de baixa pressão no oceano, que empurra bastante umidade para dentro do território e espalhando chuvas para todas as mesorregiões nos sete primeiros dias do mês”, afirma a climatologista ao g1.
Após fortes chuvas, barragem rompe em Massapê do Piauí
Além de Massapê, outros 181 municípios do Piauí estão sob alerta laranja de perigo de chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e válido até às 10h de quarta-feira (3). Os índices podem chegar a 60 mm/h e 100 mm/dia.
O Inmet aponta ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Confira orientações do órgão:
- Em caso de rajadas de vento, não procure abrigo debaixo de árvores;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de emergências, acione a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).