Sedetec inicia Workshop de Transição Energética junto à FGV Energia

Sedetec inicia Workshop de Transição Energética junto à FGV Energia

Evento reúne especialistas para construir Plano Estadual de Transição Energética, identificando desafios e oportunidades

O workshop ainda tem como propósito apresentar os avanços do diagnóstico elaborado pela FGV Energia junto à Sedetec. O estudo, dividido em documentos técnicos, identifica os principais desafios e oportunidades da transição em Sergipe, com foco no uso do gás natural, fontes renováveis, tecnologias limpas e eficiência energética. A construção é feita de forma participativa, envolvendo diversos setores e seguindo princípios de governança e multidisciplinaridade.

Durante a abertura do evento, o gestor da Sedetec, Valmor Barbosa, destacou a importância da parceria entre FGV Energia e Estado. “A FGV é reconhecida pelo seu perfil sério, pela expertise em pesquisas e pela experiência acumulada ao longo de muitos anos, atuando em diversos segmentos. Além de apresentar a melhor proposta, conta com um corpo técnico altamente qualificado. Sabemos que o resultado final do Plano Estadual de Transição Energética será muito bem elaborado e terá grande importância para o nosso estado. O objetivo é fortalecer o que já existe e aprimorar a infraestrutura regional”, afirmou. 

Destaques

O evento foi marcado pela apresentação dos Produtos 3 e 4, com ênfase no diagnóstico das barreiras e oportunidades da transição energética em Sergipe. Houve também uma rodada de debate, perguntas e respostas, além da apresentação da metodologia de trabalho. 

De acordo com o superintendente de Pesquisa da FGV Energia, Felipe Gonçalves, nesta fase da pesquisa são capturadas informações do poder público e da iniciativa privada. “Com base nessas contribuições, passaremos para a etapa de construção da agenda, com os tópicos considerados prioritários. Estivemos aqui na primeira fase do projeto, apresentando todas as diretrizes para a construção dessa agenda. Retornamos para ouvir, reunir informações e garantir que essa agenda seja construída pela própria comunidade e pelo estado de Sergipe”, informou. 

Já o consultor sênior de Transição Energética da FGV, Luiz Gustavo Silva, enfatizou que o workshop é participativo e necessita da colaboração de todos. “Estamos chegando à reta final deste projeto. A ideia é fazer uma proposta de agenda que funcione como uma linha de governança do Estado para coordenar as ações. Por isso, contamos com a colaboração de todos hoje e de amanhã, para que tenhamos um trabalho bastante alinhado à realidade de Sergipe e que seja algo realmente transformador”, disse.

Programação

O workshop foi dividido em três eixos conforme os turnos, sendo o primeiro deles o de Gás Natural. A apresentação dos principais tópicos e da dinâmica de trabalho foi seguida da formação de grupos multidisciplinares para discussão. Os participantes apresentaram suas considerações e, em sequência, foram debatidos outros temas relacionados à transição energética.

Um dos participantes dos grupos de discussão foi o servidor da Receita Federal Gustavo Muniz, que destacou a relevância da articulação entre os órgãos envolvidos para a elaboração do Plano. “É uma iniciativa muito importante para o futuro do desenvolvimento econômico de Sergipe, na medida em que estamos antecipando as perspectivas e as ações necessárias para alcançar esse desenvolvimento. A participação integrada de diversos órgãos é fundamental para se obter uma visão panorâmica de todas as variáveis envolvidas, permitindo que cada um contribua com sua especialidade”, pontuou.

O segundo dia do workshop será voltado a Energias Renováveis e Eficiência Energética. Além da Sedetec, as unidades vinculadas Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Sergipe Gás (Sergás) e Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) estiveram presentes no primeiro dia da programação.

É noite de decisão na Casa de Apostas Arena Fonte Nova! O Bahia recebe o Fortaleza, na noite desta quarta-feira (9), às 21h30, em duelo único, válido pelas quartas de final da principal competição regional do país, a Copa do Nordeste.


Para a importante partida, ambos os times já estão escalados por seus treinadores. Veja abaixo:


Mandante, o Bahia de Rogério Ceni vai a campo com Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Everton Ribeiro e Ademir; Erick Pulga e Willian José


Já Vojvoda manda o Leão do Pici a campo com João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Mancha, Diogo Barbosa; Lucas Sasha, Martínez, Pochettino; Marinho, Gustavo Mancha, Lucero.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *