Evento promove autocuidado para equipes de RH do Estado

Evento promove autocuidado para equipes de RH do Estado

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de casos de síndrome de burnout e o primeiro em transtornos de ansiedade. Nos últimos anos, as estatísticas vêm demonstrando um crescimento significativo no número de afastamentos do trabalho ocasionados por transtornos mentais. Mas, o que dizer da saúde mental daqueles profissionais que atuam em prol do bem-estar de outros profissionais? O tema esteve no centro das discussões da primeira edição do projeto “Café com RH: cuidar de quem cuida”, promovido na manhã desta terça (22.07), no auditório da Serpro, na Av. Paralela, em Salvador.

Realizado pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), por meio das coordenações de Valorização do Servidor e Formação e Gestão de Usuários do RH Bahia, o evento  mobilizou mais de 200 integrantes de equipes de Recursos Humanos dos mais diversos órgãos estaduais, que participaram presencialmente e de modo virtual com transmissão via MS Teams.

“Quem trabalha com RH sabe a pressão de fechar todo mês a folha de pagamento e a responsabilidade de atuar numa área que envolve direitos dos servidores: tudo isso só comprova a importância de um momento como este, que retira as pessoas do dia-a-dia operacional e promove integração e troca de experiências”, ressaltou na abertura do evento, o diretor de Recursos Humanos da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), Robson Carvalho.

A superintendente de Gestão de Pessoas da Serpro, Eunides Chaves, ressaltou a importância estratégica da área de RH. “Toda a parte emocional da organização está sob a nossa gestão: somos mediadores entre a gestão da organização e as pessoas e por isso enfrentamos sobrecarga. Este é um momento primoroso e com propósito de escuta, porque quem cuida de si cuida também melhor dos outros”, afirmou.

Palestras 
Na sequência do evento, a professora e psicóloga Helen Copque, da Uninassau, apresentou um panorama dos desafios vivenciados pelas áreas de RH em um contexto de aumento da incidência de transtornos mentais relacionados ao trabalho, com dicas úteis para a plateia. “A rotina é muito difícil, o que faz com que a gente se sinta extremamente responsável. Como resultado, temos tanto empenho em cuidar, em zelar pelo outro, que esquecemos de nós mesmos ”, alertou a psicóloga.

Já a analista de sistemas Marinizia Melo, da Embasa, que também atua na área de inteligência emocional e saúde integral, trouxe dicas da Psicologia Positiva para promover autoconhecimento em um mundo acelerado. “O mundo está em hipervelocidade. Estamos imersos em uma era de grandes transformações. É um momento repleto de tecnologias, informações rápidas, muita cobrança. Mas o mais importante é que a gente traga consciência sobre como estamos reagindo a essas mudanças”, alertou a especialista.

Em seguida, o diretor de Relacionamento da Wellhub, Rogerio Canto, enfocou em sua palestra os desafios vivenciados pelas empresas para promover saúde integral e autocuidado entre as suas equipes, com destaque para os serviços oferecidos pela empresa. “Nossas estatísticas mostram que 63% dos trabalhadores não faziam academia antes de ingressar na Wellhub, isso é transformador, é uma mudança importante na qualidade de vida”, destacou o gerente.

Ao final do evento, os participantes ainda puderam soltar o corpo e relaxar em uma vivência de biodanza conduzida pela focalizadora Alexandra de Nícola, que atua no programa Bahia. Estado Voluntário. Além disso, também foram realizados sorteios de brindes para os participantes do evento. Do lado de fora do auditório, o grupo pode ainda circular em stands de parceiros do Clube de Desconto do Servidor, como Uninassau, Unijorge e a Wellhub, que colocou cadeiras de massagem à disposição do público.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *