Ponte Giratória: obras de recuperação estrutural devem terminar em março de 2026

De acordo com a PCR, a intervenção da segunda etapa da recuperação e reforço da Ponte Giratória tem previsão de término para 23 de março de 2026
As obras da Ponte 12 de Setembro, mais conhecida como Ponte Giratória, devem terminar em março de 2026. Nesta sexta-feira (25), o prefeito do Recife, João Campos, realizou vistoria no local. O investimento da Prefeitura do Recife nas intervenções passa dos R$ 14 milhões.
Atualmente a obra da ponte, que liga os bairros de São José e do Recife, possui um efetivo de 59 colaboradores operacionais, distribuídos em diversas frentes de serviços. As atividades estão sendo realizadas no tabuleiro superior, dentro do caixão celular e no tabuleiro da inferior da ponte.
De acordo com a Prefeitura do Recife, a intervenção da segunda etapa da recuperação e reforço da Ponte Giratória iniciou em 30 de setembro de 2024, com previsão de término para 23 de março de 2026. Atualmente está sendo realizada a reabilitação estrutural da ponte através de reforço e protensão externa nas vigas longarinas, de modo a atender as normas técnicas vigentes.
“É uma obra complexa, de execução difícil, porque é feita dentro da própria estrutura da ponte, mas o principal é que essa intervenção vai garantir a segurança desse importante equipamento. O trabalho precisa ser sério e transparente. Não dá para deixar uma ponte em risco de cair, e isso a gente não tolera no Recife. Seja fazendo muito trabalho ou explicando às pessoas, nunca vamos pelo caminho da insegurança. É preciso seguir pelo caminho que garante proteção às pessoas”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos.