Câmara entrega Título de Cidadão Honorário ao professor universitário Eraldo de Souza Ferraz

Solenidade foi realizada na Ufal e a proposta de homenagem foi de autoria do vereador Luciano Marinho
O professor Eraldo de Souza Ferraz recebeu, na tarde desta sexta-feira (8), o Título de Cidadão Honorário de Maceió, durante uma solenidade da Câmara Municipal, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A proposta, de autoria do vereador Luciano Marinho, foi aprovada no primeiro semestre deste ano por unanimidade pelos parlamentares.
Para Luciano Marinho, que conduziu os trabalhos, a homenagem se fez justa devido ao legado cultural que o professor carrega em sua história.
“A Câmara presta uma justa homenagem ao professor Eraldo que tem uma contribuição histórica para a academia e para cultura de nossa cidade. Hoje, podemos dizer que este recifense é também um cidadão honorário de Maceió. Tivemos um importante diálogo com a reitoria da Ufal, com professores e pró-reitores, e conhecendo a história do professor Eraldo Ferraz, vimos que este título é mais que merecido. Para nós, é uma honra participar desse momento”, disse Luciano Marinho.
A entrega do título foi acompanhada por familiares, amigos, professores, alunos de Eraldo de Souza Ferraz, que tem 63 anos, e é natural de Recife, capital de Pernambuco. Há 31 anos, o professor universitário vive na capital alagoana. Ainda compuseram a mesa, o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, a coordenadora do curso de Pedagogia, Marcia Salles, e o coronel da Polícia Militar de Alagoas, João Paulo.
Visivelmente emocionado, o professor universitário destacou a importância da ocasião, e ressaltou que a educação sempre será objeto de transformação cultural, social e econômica.
“Receber um Título de Cidadão Honorário é importante pra mim, principalmente aqui na universidade que eu faço tanto trabalho e tenho tanto carinho. A universidade sempre será um local de diálogo, conhecimento e transformação que vai do social, fortalece a cultura e promove a economia. Agradeço ao vereador Luciano Marinho que propôs esta homenagem, e estou bem feliz com tudo o que vem acontecendo comigo”, declarou o professor.
Para o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, a homenagem prestada a Eraldo Ferraz se estende também à cultura alagoana. Antes da entrega do título e depois do evento, parte da orquestra de frevo do bloco Pinto da Madrugada, se fez presente para homenagear o professor, além de tocar as marchinhas mais conhecidas dos carnavais. Eraldo tem uma longa história de dedicação à Folia de Momo, sendo, inclusive, porta-estandarte do Pinto da Madrugada e Bloco Vulcão, da Polícia Militar, além de ser folião do Galo da Madrugada, em Recife.
Vivência
Eraldo de Souza Ferraz é doutor em Educação pela Universidade de Valência, na Espanha, mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, tem graduação em Pedagogia que foi obtida pela Universidade Federal de Pernambuco. O professor também fez especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica de Pernambuco.
Atualmente, Eraldo de Souza é professor efetivo da Universidade Federal de Alagoas e diretor da Editora da Ufal, e 43 anos de magistério, inclusos nos Cursos de Magistério de nível médio e no ensino superior. Também coordenou o Curso de Pedagogia da Ufal por sete anos.