Inspirada na Avenida Paulista, Fortaleza estuda fechar via para veículos em dias especiais

A exemplo da via de São Paulo, rua de Fortaleza terá fluxo de carros interrompido para utilização do espaço por pedestres e ciclistas
A Prefeitura de Fortaleza estuda a possibilidade de fechar a Avenida Dom Luís para a realização de atividades de lazer em dias específicos. A informação foi revelada pelo secretário da Regional 2, Marcio Martins, em entrevista ao Diário do Nordeste nesta terça-feira (26).
O gestor afirma que o setor de mobilidade da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) já está analisando a viabilidade da ação. “Estamos vendo se em setembro ampliamos para uma reunião mais prática”, disse. “Por enquanto, é um desejo. Temos o aval do prefeito Evandro e a gente da Regional 2 tem vontade de fazer isso”, diz.
Segundo o secretário, a inspiração vem da experiência realizada em São Paulo. “Melhor modelo que a gente pode se espelhar é a Avenida Paulista”, ressalta. Fechada para veículos aos domingos, a via se torna palco de atividades culturais, passeios de bicicletas e feirinhas, por exemplo.

Atualmente, Fortaleza tem, aos domingos, o projeto Ciclofaixa de Lazer, que fecha faixas de grandes avenidas para veículos motorizados, destinando-as apenas a transportes sustentáveis, como bicicletas, skates e patins. Integram o roteiro, vias como:
– Rota Leste
Av. Sebastião de Abreu
Parque do Cocó
Av. Pe. Antônio Tomás
Av. Desembargador Moreira
Av. Beira-Mar
Rua Carlos Vasconcelos
Cidade da Criança
Rua Pinto Madeira
– Rota Sul
Av. Gomes de Matos
Rua Jorge Dummar
Rua Mal. Deodoro
Av. 13 de Maio
Av. da Universidade
Rua Sólon Pinheiro
Cidade da Criança
– Rota Oeste
Av. Domingos Olímpio
Av. Bezerra de Menezes
Av. Governador Parsifal Barroso
CORREDOR CULTURAL DO BENFICA
O fechamento de ruas para veículos com intuito de lazer já aconteceu em outros momentos em Fortaleza. Entre 2017 e 2023, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), bloqueava parcialmente a Avenida da Universidade aos domingos para ações culturais e de lazer.
A iniciativa fazia parte do Corredor Cultural do Benfica, que promovia apresentações artísticas e passeios ciclísticos e culturais no bairro. A primeira edição foi realizada em 2017 e já contava com o fechamento do trânsito da Rua Paulino Nogueira.
Durante o evento, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC) ficavam presentes no trecho em frente ao campus Benfica da UFC, monitorando e orientando o fluxo.