Artesanato alagoano em contagem regressiva para a Paris Designer Week 2025

Agenda alagoana, na capital francesa, começa nesta quarta-feira (3) e prossegue até o próximo dia 8
Contagem regressiva para a estreia do artesanato alagoano na Paris Designer Week 2025. Na manhã desta segunda-feira (1º), o secretário de estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi/AL), Júlio Cezar, embarcou para a França, com a missão de acompanhar de perto, juntamente com a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, a participação de 23 artesãos de 11 municípios alagoanos que irão expor mais de 120 obras durante o evento.
.jpeg)
“A nossa missão pela Europa começa agora. Nós estamos levando o melhor de Alagoas, a nossa identidade, a nossa arte e a nossa cultura. É o Alagoas Feita à Mão que tem o apoio do governador Paulo Dantas. São 11 municípios, 23 artesãos, mais de 120 peças. Alagoas vai conquistar a França, vai conquistar a Europa. E a luz dos alagoanos, podem ter certeza, vai deixar Paris, a Cidade Luz, mais iluminada”, ressalta o secretário, que espera trazer boas notícias de prospecção de negócios para Alagoas no mercado internacional.
As obras que seguiram para Paris foram produzidas com apuro técnico e rigor artístico, revelando, sobretudo, a miscigenação e a potência simbólica do Brasil profundo.
“Essa internacionalização do artesanato alagoano tem relação direta, é preciso reconhecer, com o trabalho contínuo e persistente do Programa Alagoas Feita à Mão, lançado em 2015 pelo Governo do Estado de Alagoas, uma referência na valorização do fazer artesanal como política pública estruturada”, destacou Júlio Cezar.

O primeiro compromisso em Paris será uma reunião com o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva, na quarta-feira (3), onde acontecerá a Exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire”, ocasião em que será entregue a “Jaqueira com meninos soltando pipa”, obra doada pela mestra Sil, de Capela.
Na quinta-feira (4), haverá a exposição “CABOCO + ALAGOAS FEITA À MÃO”. Além da participação destacada na Mostra Maison & Objet, o artesanato alagoano também terá vitrine internacional na Mostra Amuleto, promovida pela Apex-Brasil, onde o artesão Salvinho, da Ilha do Ferro, vai apresentar um conjunto de cabeças com pássaros multicoloridos, inspirado pelo Rio São Francisco, sua assinatura artística.
Júlio Cezar fez questão de citar, nominalmente, todos os 23 mestres que serão representados, por suas obras, em Paris. São eles: Adriana Siqueira, Sil e Nena (Capela); Amilton, Aberaldo, Boró Sandes, Clemilton, Irailda , Cicinho, Jailton, Jamile, Leonilson Arcanjo, Petrônio, eSalvinho (Pão de Açúcar), Associação Artesãs do Pontal de Coruripe, Cláudio da Capela (Pilar), Adailton, Ismael e Antônio (filhos de Dedé) e José Francisco Afranio (Lagoa da Canoa), Irineia (União dos Palmares); Chico Cigano(Batalha); Jason (Belo Monte); e Zezinho (Campo Alegre), além da ceramista Aline Angeli.

“Estou entre os 30 designers brasileiros que foram selecionados pela Apex Brasil para a Mostra Amuleto, que está sendo montada na feira Maison e Objet, uma das mais importantes do setor. E dessa vez a alegria foi dupla, porque quando eu fui contar a novidade da minha participação individual, eu soube que o Estado também estava fazendo investimento para expor na feira o trabalho de vários outros artistas do programa Alagoas Feita à Mão. Fico feliz por ver a arte e a cultura sendo reconhecidas por sua importância na economia criativa”, afirma Aline Angeli.