Concurseiros criam redes de apoio com comunidades virtuais para ajudar nos estudos

Concurseiros criam redes de apoio com comunidades virtuais para ajudar nos estudos

Entenda as vantagens e desvantagens de participar de grupos de estudos e comunidades

Por muitas vezes, a preparação para concursos pode ser solitária. Para evitar o isolamento, os grupos de estudos e comunidades de concurseiros podem ser uma solução para vários estudantes, que buscam companhia e acolhimento.


Na opinião do estudante Kauã Lee, a participação nas comunidades ajuda a deixar os estudos mais leves. Ele afirma que seu primeiro contato com tais grupos começou por plataformas como WhatsApp e Discord, em que aproveitava para tirar dúvidas. Porém, quando precisou se mudar de Pernambuco para o Ceará na preparação para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), os grupos de estudos se tornaram uma rede de apoio.

“Acho que o principal motivo (de ter entrado nos grupos) é que é muito difícil deixar de se comparar com outras pessoas. Quando está todo mundo na mesma realidade, eu acho que o processo fica muito mais leve”, relata.

Vantagens

Os grupos de estudos ajudam a criar uma disciplina maior. Isso porque os participantes se comprometem entre si com reuniões e metas de preparação. Para muitos, essas comunidades também auxiliam na assimilação de conteúdos, pois os estudantes passam a partilhar dúvidas, erros e ideias.

Para além do aprendizado, essas comunidades podem ajudar na motivação e preparo psicológico. “Nos grupos, o pessoal se sente mais à vontade para se abrir”, conta Kauã.

Desvantagens

Por outro lado, estudar em grupo também demanda paciência porque nem sempre suas necessidades individuais serão a prioridade. O participante pode precisar passar pelos mesmos assuntos várias vezes, até que todos estejam nivelados. Além disso, estudando sozinho, o concurseiro não precisa se preocupar em cumprir cronogramas compatíveis com as agendas de outras pessoas, tendo mais autonomia.

Para André Albuquerque, professor de Direito Administrativo para concursos, alguns grupos podem se tornar bagunçados e cheios de distração. É preciso ficar atento às causas desse desordenamento.

“(Nesses grupos) circula muita informação errada, e isso pode atrapalhar. E, se você não tiver um planejamento próprio, acaba entrando no ritmo dos outros e perdendo o foco no seu edital. Além disso, a comparação com o colega que já resolveu 200 questões no dia pode gerar ansiedade”, alerta o professor.
André esclarece que o apoio emocional é sempre bem-vindo, porém, o estudo em grupo nem sempre é a melhor alternativa para todas as pessoas. Segundo ele, o ideal é usar a comunidade como apoio, mas não como base principal.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *