Sergipe tem 2º maior crescimento do país em empregos formais, aponta Caged

Sergipe tem 2º maior crescimento do país em empregos formais, aponta Caged

Estado soma 357 mil trabalhadores com carteira assinada e registra saldo positivo em todos os setores

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quinta-feira (30) e analisados pelo Observatório do Trabalho, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Sergipe alcançou o segundo maior crescimento do Brasil no número de pessoas empregadas formalmente. Entre dezembro de 2022 e outubro de 2025, o estado atingiu 357.444 vínculos com carteira assinada.

Em setembro deste ano, Sergipe registrou um saldo positivo de 5.962 novos postos de trabalho formais. O resultado representa uma alta de 1,70% em relação a agosto e um aumento de 4,9% na comparação com o mesmo mês de 2024, quando foram geradas 5.683 vagas. No acumulado de 2025, já são 14.773 novos empregos, e, considerando os últimos 12 meses, o saldo chega a 15.429 vagas criadas.

A indústria foi o setor que mais contribuiu para o resultado, com 1.585 postos abertos em setembro, seguida pela agropecuária (1.464) e pelos serviços (1.433). A construção civil e o comércio também apresentaram desempenho positivo, com 880 e 600 novas vagas, respectivamente.

O levantamento aponta que o ciclo da safra da cana-de-açúcar teve papel decisivo na expansão do emprego no estado, impulsionando as contratações nos setores industrial e agropecuário. Na indústria de transformação, foram registradas 1.536 admissões, com destaque para a fabricação de açúcar em bruto, que sozinha gerou 1.065 empregos.

O desempenho confirma a tendência de crescimento do mercado de trabalho sergipano, que vem se destacando nacionalmente pelo ritmo de geração de empregos e pela diversificação dos setores que mais contratam.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *