Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste intensifica ações de prevenção à violência no carnaval
Com a proximidade do carnaval, a equipe multiprofissional da Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, tem intensificado as atividades de prevenção à violência. Além de orientar sobre como prevenir situações de violência, especialmente durante o período festivo, a equipe está dedicando esforços à conscientização de familiares de pacientes do hospital e servidores.
De acordo com a coordenadora da Área Lilás, Yanna Albuquerque, o caráter festivo do carnaval favorece situações propícias aos excessos, podendo gerar algumas situações de violência, dentre elas o assédio. “Infelizmente, muitas pessoas confundem o Carnaval como um passe livre e esquecem que o respeito é necessário para uma boa convivência”, afirma.
Yanna reforça a importância de entender que “Não é Não”, e que qualquer avanço não consentido é considerado assédio. A equipe também faz um alerta à população sobre a importância de denunciar casos de violência, seja através do telefone 180 ou do número de emergência 190.
Em casos de assédio, a denúncia é fundamental para que a vítima possa receber o apoio necessário e para que sejam acionadas as redes de proteção e as medidas protetivas. “Estamos disponíveis 24 horas para acolher e apoiar as vítimas de violência, oferecendo todos os serviços hospitalares necessários, incluindo profilaxia em casos de violência sexual”, ressalta a coordenadora.
O trabalho da equipe também consiste em encorajar as vítimas a realizar a denúncia combatendo o silenciamento, prática que contribui e incentiva a perpetuação dos casos de abusos naturalizados pela sociedade cotidianamente.
“Estamos sempre com cuidados e atenção para realizar este trabalho que necessita de sensibilidade para acolher, realizar os exames necessários e, ao mesmo tempo, encorajar as vítimas para fazer a denúncia. A Área Lilás tem um compromisso delicado e todos os profissionais estão disponíveis para realizar os procedimentos que possam acalentar pacientes e acionar a rede de proteção”, declarou a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque.
Sobre a Área Lilás
A Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste funcionará 24 horas durante o carnaval, com todos os atendimentos necessários para acolher as vítimas de violência que possam necessitar de apoio.
Fonte: Assessoria