Dengue: Secretaria faz caminhada de conscientização sobre alta da arbovirose em Natal

Dengue: Secretaria faz caminhada de conscientização sobre alta da arbovirose em Natal

Dengue: Secretaria faz caminhada de conscientização sobre alta da arbovirose em NatalPasta intensifica ações de conscientização e controle do Aedes aegypti em meio ao crescimento de casos de dengue, zika e chikungunya

A Secretaria de Saúde de Natal (SMS) divulgou um novo boletim relacionado aos casos de dengue e outras arboviroses na 14º semana epidemiológica (de 31/03 a 06/04). De acordo com os dados, 3.898 casos prováveis de arboviroses foram notificados na capital até o momento. Desse total, 90% das notificações são de possíveis casos de dengue, com 3.064. Para chikungunya, 220 casos, e zika, 120. Comparando ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 288,4% nas notificações.

Como forma de prevenir a proliferação do Aedes aegypti, a SMS tem realizado ações de conscientização para os moradores dos bairros mais afetados pelo mosquito. Nesta sexta-feira 12, equipes da pasta foram ao bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste da capital potiguar, para uma caminhada de conscientização ao combate às arboviroses.

Úrsula Torres, gerente técnica da Unidade de Vigilância de Zoonoses da SMS, afirmou que o intuito da caminhada é chamar a atenção da população para os cuidados no controle do mosquito transmissor. “A gente faz essas ações intensificadas e, além disso, fazemos caminhadas, palestras nas escolas, a ação de rotina do nosso agente naquela área com o fumacê. Então, tem toda a programação já naquele território onde será feita a caminhada”.

Sobre o alcance da campanha, ela ressaltou que as ações são feitas em locais com uma grande quantidade de gente, como comércio, unidades de saúde e residências, além de reforçar os cuidados nos ambientes domésticos e também informar a população sobre os contatos de denúncias em relação a locais com foco do mosquito.

“A área escolhida para a caminhada dessa semana foi no entorno da Policlínica da Cidade da Esperança e ali entre o quarteirão também da UPA, que é justamente onde nós temos uma grande quantidade de comércio. No horário que ela foi feita, tem muita gente frequentando esses locais e além das residências também no entorno. Comunicamos a população que eles podem estar nos ajudando no sentido das denúncias.Todas essas situações também devem ser comunicadas para a Unidade de Vigilância de Zoonoses para a gente tentar resolver o problema”, explicou.

Com a campanha contra as arboviroses, a gerente assegurou que o impacto esperado é a curto prazo devido ao planejamento que tem como objetivo acender o máximo de expectativa de conscientização nos moradores dos bairros de Natal e região. Para atingir o máximo de pessoas possíveis, ela ainda disse que as caminhadas de conscientização ocorrem desde o início de março e irão passar por todos os distritos da cidade, nos bairros com maiores incidências de transmissão.

Regiões mais afetadas por dengue, zika e chikungunya

Segundo o boletim epidemiológico, a Zona Norte de Natal é a região com maior incidência de casos prováveis para dengue, zika e chikungunya. Com isso, o distrito sanitário Norte I aparece na frente com 668 casos, já o Norte II com 652. Na Zona Oeste, foram notificados 914 casos prováveis, seguido da Zona Sul com 681 e Zona Leste com 457.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *