Alagoas encerra circuito de feiras da agricultura familiar 2025 no Maranhão
Ano foi de oportunidades para cooperativas e associações mostrarem a vitrine e o potencial de produção do campo
Após percorrer as nove regiões do estado durante uma programação de seis meses, os agricultores familiares alagoanos encerram sua participação no Circuito de Feiras 2025 durante a 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), finalizada no dia 29 de novembro, em São Luís, no Maranhão.
A iniciativa integrou o circuito nordestino realizado pelo Consórcio Nordeste e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), formado por feiras realizadas em todos os estados da região, contando com a 2ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Cooperativismo.

Além de fomentar a comercialização, o projeto é uma iniciativa que busca transformar a realidade da agricultura familiar na região, promovendo o consumo de alimentos mais saudáveis, seguros e sustentáveis, além de fortalecer o protagonismo do homem e da mulher do campo.
Em terras maranhenses, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) levou uma comitiva alagoana com mais de dez representantes de cooperativas e associações de diferentes municípios alagoanos para apresentar a vitrine de produtos da agricultura familiar do estado. Entre pães artesanais, chips de batata e banana, mel, própolis, licor e diversos outros produtos que conquistaram o paladar do público nordestino.
“Foi um ano muito importante. Pudemos levar nossos produtos para várias regiões do estado e, principalmente, para fora de Alagoas. Nos ajudou a aumentar nossas vendas tanto dentro do estado quanto fora dele”, ressaltou a agricultora Adiclea do Nascimento, da Associação dos Apicultores de União dos Palmares (ASAUP).

De acordo com o secretário executivo de Agricultura Familiar, Ronaldo Targino, a necessidade da realização de eventos como estes mostra a prioridade do Governo de Alagoas em apoiar empreendimentos da agricultura familiar, dando visibilidade e promovendo a valorização das produções da agricultura familiar, além de aproximar o campo da cidade.
“A partir das feiras realizadas em Alagoas, apresentamos durante todo o ano a vitrine da nossa produção do campo. Levamos para a Europa os produtos e finalizamos o ano com essa grande festa para a agricultura familiar, apresentando os produtos genuinamente alagoanos para todo o Nordeste. Isso não poderia ser realizado sem a parceria com a Sedics [Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio] e a Unicafes Alagoas. Mas, principalmente, cada agricultora e agricultor que esteve presente nas feiras”, destacou Ronaldo Targino.

Circuito Estadual
Em Alagoas, o circuito estadual de feiras teve início em maio e foi finalizado em outubro, percorrendo as regiões do estado. A adesão foi de 35 municípios e contou com a participação de 96 cooperativas, associações e empreendimentos individuais de agricultores, que conseguiram apresentar a diversidade e a qualidade dos produtos cultivados, mostrando que o campo alagoano tem força, identidade e muito a contribuir para o desenvolvimento social e econômico.
Já a Feira Estadual, realizada em novembro e que antecipou a ida das cooperativas e associações ao Maranhão, se consolidou como um calendário permanente de feiras do Nordeste, tornando-se uma referência regional na promoção da agricultura familiar e do cooperativismo.
