Bazayó: oficinas de dança, yoga e turbantes serão ofertadas neste sábado (4)
Evento será realizado no Museu da Gente Sergipana e tem acesso gratuito
O Bazayó será realizado neste sábado (4), no Museu da Gente Sergipana. Esta terceira edição traz, além do tradicional bazar, uma programação diversificada com artesãos, músicos e artistas locais. A partir das 14 horas, o palco montado na área externa do Museu será espaço para diversão e cultura. O acesso é gratuito.
“O evento pretende destacar a riqueza do patrimônio cultural local, apresentando desde artesanatos tradicionais até instalações de arte contemporânea. A ideia é proporcionar uma experiência memorável para os visitantes, com uma programação cuidadosamente elaborada para todos os gostos”, explica a organizadora do evento, Michelle Pereira.
Além de toda a programação de shows e da feirinha, serão realizadas oficinas para o público presente. Todas terão acesso livre, sem ser necessário inscrição prévia. Serão oficinas de danças, yoga e turbantes.
Às 14h30, será realizada a oficina de turbantes com Nauã Vieira. “Vamos iniciar a oficina com um pouco da história desse elemento, desse símbolo cultural. Muitos não sabem que o turbante representa muitas coisas a depender do país ou da etnia. Além de apresentar as variações de amarração, como cada uma pode ser feita e o que significa, vamos falar um pouco desta representação social dele”, destaca Nauã.
Logo após a oficina de turbantes, o público presente poderá participar de uma aula de Hatta Yoga, às 15 horas. Segundo a instrutora Amanda Alarcão, a ideia é levar para o evento uma aula que poderá ser praticada por quem tiver interesse, independentemente do conhecimento. “Para o Bazayó preparamos uma aula que poderá ser realizada por qualquer pessoa que estiver no local, até mesmo quem nunca praticou Yoga. Acredito que seja uma excelente oportunidade para as pessoas experimentarem e começarem a conhecer esta prática tão benéfica ao corpo e à mente. Para participar, só é necessário ir com roupas leves e confortáveis e levar um tapete”, explica Amanda.
A oficina de stiletto será realizada pela bailarina, coreógrafa e professora de dança há 20 anos, Viviane Gonzaga, a partir das 15h30. A modalidade é uma fusão de vários estilos, desde o hip-hop até o jazz. “Na oficina, vamos desenvolver a autoconfiança através dos movimentos da dança. Através destes passos, as pessoas vão experimentar exercícios e combinação de movimentos que formarão uma pequena coreografia. O ideal é que estejam de salto, porém, é possível fazer a aula sem o salto também”, diz Viviane.
A professora, que dá aulas de stiletto desde 2015, explica que esta modalidade é popularmente disseminada como uma dança das divas do cenário da música pop internacional, como Madonna, Beyoncé, Lady Gaga, entre outras.”Eu espero que seja um momento de leveza, de expressão do corpo, desse corpo dançante, desse corpo que é livre. O stiletto é uma fusão entre dança, estilo, moda e o empoderamento de corpos que se predispõem a expressar a sua individualidade por meio do movimento”, ressalta.
Para finalizar as oficinas, será realizada a Oficina de Dança Afro, com Michelle Pereira, às 17h30.
Confira a programação cultural completa do Bazayó:
– 14h – Dj Lora
– 14h30- Oficina de Turbante – Nauã Vieira
– 15h- Oficina de Yoga – Amanda Alarcão
– 15h30- Stiletto – Viviane Gonzaga
– 16h – Pardal
– 16h30- Homenagem a Oxum + Espetáculo Águas que Correm do Rio – Luara Taysa
– 17h- Akorin Itan
– 17h30- Dança Afro – Michelle Pereira
– 18h- (Afoxé) – Afoxé Di Preto
Apoio
O Bazayó tem apoio do Instituto Banese e do Museu da Gente Sergipana, da Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju e Emsurb, e é realizado para arrecadar fundos para a Associação Cultural Ilê Axé Alarokê Babá Ajagunã, que é a face pública da comunidade tradicional de matriz africana de mesmo nome. O Alarokê é liderado pelo babalorixá Juracy Junior.