Maranhão inicia distribuição do segundo lote de vacinas contra dengue para municípios da região metropolitana

Maranhão inicia distribuição do segundo lote de vacinas contra dengue para municípios da região metropolitana

As doses começam a ser distribuídas como D1 a pessoas de 10 a 14 anos de idade.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou a distribuição do segundo lote de vacinas contra a dengue. A entrega dos imunizantes para os municípios São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Alcântara ocorrerá a partir de segunda-feira (6), na Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (CEADI). As primeiras cidades beneficiadas foram São Luís e Raposa, tendo como público pessoas de 10 a 14 anos.

PUBLICIDADE

Estamos dando continuidade ao enfrentamento à dengue com o envio de doses da vacina aos municípios da Grande Ilha. O objetivo é continuar avançando contra a doença, garantindo não só atendimento nas unidades de saúde, mas também promovendo ações de educação e conscientização, que quando aliadas à imunização, resultam em uma população mais protegida“, disse a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo.

Foram recebidas 16.051 doses da vacina contra a dengue, para serem distribuídas como D1 a pessoas de 10 a 14 anos de idade nos municípios da Região Metropolitana. A capital São Luís recebeu 4.104 doses e Raposa 427 doses do imunizante.

A SES disponibilizou pontos de aplicação do imunizante nas salas de vacinação das Policlínicas Vinhais, Cidade Operária e Vila Luizão e no Hospital Genésio Rego, localizado na Vila Palmeira. Em todos os pontos o atendimento é de 8 até às 18 horas, e aos sábados, nas Policlínicas Cidade Operária e Vinhais, das 8 horas às 12 horas. Para vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação.

Segundo os dados divulgados pela Plataforma Monitora Saúde Maranhão, que tem como base o Sistema de Informações de Agravos e Notificação (Sinan Online), todos os 15 municípios contemplados com o recebimento da vacina contra Dengue realizaram 100% de cobertura vacinal.

Os critérios para seleção foram municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas de transmissão nos últimos meses.

Além disso, a distribuição das doses foi determinada com base no ranking das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade, prevista pelo fabricante, e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa. No estado do Maranhão, o Ministério da Saúde distribuiu, na primeira etapa, 40.610 doses do imunizante.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *