Cerca de 30 cidades no Maranhão estão em situação de emergência devido às chuvas
Ao todo, 1.031 famílias estão desabrigadas e 2.909 desalojadas no estado
As chuvas que atingiram o Maranhão nos últimos dias provocaram a cheia de rios e riachos, fazendo com que 30 municípios decretassem situação de emergência. As informações são do g1.
Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, até esta quarta-feira (8), somente o município de Santa Inês decretou estado de calamidade pública. Ao todo, 1.031 famílias estão desabrigadas e 2.909 desalojadas no Maranhão.
As famílias afetadas estão sendo auxiliadas pelas coordenadorias municipais da Defesa Civil. As equipes atuam na retirada de pessoas das áreas de risco e na distribuição de refeições, fornecidas pela rede de Restaurantes Populares do Governo do Estado.
Áreas de risco
A orientação da Defesa Civil do Maranhão é que, em situações de chuvas intensas, a população mantenha distância segura de trechos afetados e/ou em que o solo esteja encharcado, o que aumenta o risco de desmoronamentos ou deslizamentos.
O órgão também orienta que ao verificar riscos de alagamentos na cidade, deve-se procurar as autoridades de defesa como Corpo de Bombeiros e a própria Defesa Civil, por meio dos telefones 193 e 199, informando quais são as áreas afetadas pelas cheias.