TRE nas Escolas promove emissão de mais de três mil títulos eleitorais de estudantes da rede estadual

TRE nas Escolas promove emissão de mais de três mil títulos eleitorais de estudantes da rede estadual

O SAC Itinerante – TRE nas Escolas, uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Administração (SAC/SAEB) e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), promoveu, entre 25 de março e 3 de maio, a emissão de 3.098 títulos de eleitor de estudantes da rede estadual. Deste total, 1.847 títulos foram para mulheres e 1.284 para homens, evidenciando uma participação expressiva do público feminino na ação. O Colégio Estadual Professor Pedro Paulo Marques e Marques, localizado no bairro de São Cristóvão, em Salvador, se destacou como a instituição com o maior número de atendimentos, totalizando a confecção de 468 títulos, entre 9 e 12 de abril. 

Com a proposta de incentivar o voto consciente, mostrando a importância da participação e do acompanhamento da vida política brasileira, o SAC Itinerante – TRE nas Escolas garante o acesso e pleno exercício da cidadania aos estudantes da rede estadual na faixa etária entre 16 e 18 anos, com a oferta de serviços de atendimento eleitoral.  Neste início de ano letivo, o projeto foi realizado nos colégios estaduais Rotary (Itapuã); Pedro Paulo Marques e Marques (São Cristóvão); David Mendes Pereira (Pau da Lima); e Barros Barreto (Paripe), todas na capital baiana, bem como em duas unidades em Feira de Santana e uma em Vitória da Conquista.

A coordenadora de Execução de Programas e Projetos da Educação Básica da SEC, Djenane Santos, comentou sobre o resultado da ação cidadã de fortalecimento do direito do cidadão. “Esses números ressaltam não apenas a eficácia da iniciativa, mas também a importância de adaptar os serviços governamentais para atender às necessidades da comunidade escolar, promovendo assim uma maior participação cívica e democrática”. 

Responsável pela gestão de fluxo e atendimento nas escolas, o SAC Itinerante – TRE nas Escolas traz a cidadania para mais perto do aluno, possibilitando ao jovem cidadão exercê-la com mais comodidade e facilidade. Além de receberem orientações sobre o processo eleitoral, os estudantes tiveram acesso com mais agilidade e conforto aos serviços prestados, como tirar título de eleitor; fazer o recadastramento biométrico; e emitir a certidão de quitação com a Justiça Eleitoral.  

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *