Deputados da base tentaram usar diferença de quórum para aprovação do Bahia Pela Paz para pressionar o governo

Deputados da base tentaram usar diferença de quórum para aprovação do Bahia Pela Paz para pressionar o governo

Tudo caminhava para uma nova derrota do Governo quando, faltando apenas 18 segundos para encerrar o tempo regimental de verificação de quórum de 20 minutos, conforme solicitado pelo líder da oposição, Alan Sanches (União), o projeto que cria o programa Bahia Pela Paz (PL 25.233/2024) foi aprovado, por unanimidade, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), já no início da noite desta terça-feira (14).  

A manobra, um tanto estranha, já que o governo tinha apenas 26 do mínimo de 32 presenças registradas para aprovação da matéria e foi salvo, justamente, pela bancada da oposição, trouxe à tona uma articulação capitaneada pelos próprios deputados da ala governista que tentaram, até o último minuto, usar a diferença de quórum para pressionar ou “mandar um recado” ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). 

O Bahia Notícias descobriu que enquanto o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), ligava incansavelmente para que os deputados faltantes comparecessem ao plenário, ao menos oito deputados estavam reunidos no 2º andar, na sala de uma das lideranças. Esse número era mais do que a diferença de seis parlamentares que faltavam para dar quórum à votação. Vale ressaltar que a votação do Programa Bahia Pela Paz ‘caiu’ por falta de quórum no final do mês de abril. O PL se arrastava há dois meses na AL-BA. 

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *