Técnicas inovadoras são aplicadas na unidade de AVC do Hospital Metropolitano
O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) disponibiliza para seus pacientes que foram diagnosticados com Acidente Vascular Cerebral (AVC) duas técnicas inovadoras para o tratamento e reabilitação dos internos na unidade.
Segundo o terapeuta ocupacional, Roberto dos Santos, as técnicas da terapia do espelho e realidade virtual foram implantadas no hospital e oferecem um reforço para a reabilitação de movimentos dos pacientes. “São técnicas que auxiliam as terapias tradicionais como a fisioterapia e atuam reforçando a utilização de áreas motores que foram afetadas pelo AVC”, destacou.
O terapeuta explicou ainda que a terapia de espelho é realizada com o uso de um espelho para refletir os movimentos de membros não afetados sobrepostos na extremidade afetada pelo AVC. “A terapia de espelho atua em problemas de percepção do paciente possibilitando uma melhora na reabilitação de membros”, relatou.
Outra técnica adotada no Hospital Metropolitano, é a utilização de realidade virtual. “A utilização de equipamentos de realidade virtual nos pacientes busca estimular novas conexões neurais para recuperar movimentos causados pela lesão”, ressaltou o terapeuta.
O uso das técnicas já tem sido sentidas pelos pacientes como atesta o João Pedro da Silva. “Estou em recuperação e utilizando todas as formas de tratamento possíveis. Espero estar logo de volta a minha vida normal”, declarou, muito esperançoso.
Paciente do HMA, José Lopes da Silva, também elogiou a iniciativa. “Estou sendo tratado com equipamentos modernos que me ajudam a fazer exercícios de forma segura e já consigo sentir a melhora”, revelou.
Para o secretário estadual de saúde, Gustavo Pontes de Miranda, as técnicas somam ao arsenal de cuidados às vítimas de AVC. “É um compromisso da gestão estadual sempre atualizada com novas técnicas, sempre com a saúde e bem estar dos pacientes como norteadores”, reforçou o gestor.
Fonte: Assessoria