Centro de aprendizagem rural oferece 160 vagas para três cursos técnicos gratuitos; veja como se inscrever
Oportunidades são para os cursos de agronegócio, zootecnia e agricultura, em Salvador, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Luís Eduardo Magalhães.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abre, na segunda-feira (27), as inscrições para 160 vagas em três cursos técnicos: agronegócio, zootecnia e agricultura. As oportunidades são para os municípios baianos de Salvador, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Luís Eduardo Magalhães. As inscrições seguem até 31 de julho e podem ser feitas no site do Senar.
Os cursos são destinados, prioritariamente, a produtores rurais ou pessoas que tenham algum vínculo com a produção rural, seja ele empregatício ou familiar. No entanto, qualquer pessoa pode participar do processo seletivo.
Todos os cursos são compostos por aulas e avaliações a distância e presenciais, obrigatórias para aprovação. Os interessados devem possuir ensino médio completo.
Agronegócio
A organização curricular do curso técnico em agronegócio oferece o desenvolvimento das competências profissionais necessárias para a execução das ações de gestão e de operação das cadeias produtivas do agronegócio, de acordo com as boas práticas agrícolas, normas técnicas e legislações.
O curso é oferecido com 80% da carga horária a distância e 20% presencial. Há duas certificações intermediárias ao longo da formação, com diploma registrado no Ministério da Educação (MEC).
Ele é indicado para jovens e adultos que desejam dominar procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio.
A atuação do técnico em agronegócio não se limita aos processos internos de uma propriedade, com a possibilidade de poder trabalhar em:
- empresas comerciais;
- estabelecimentos agroindustriais;
- serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.
Zootecnia
A grade curricular do curso técnico em zootecnia oferece o desenvolvimento das competências profissionais referentes à produção pecuária e ao processamento de alimentos de origem animal, com o objetivo de contribuir para a competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário nacional.
O curso técnico em zootecnia é realizado com 60% da carga horária a distância e 40% presencial. Há uma certificação intermediária ao longo do curso, com diploma registrado no Ministério da Educação (MEC).
Ele é ideal para jovens e adultos querem aprofundar os conhecimentos na produção pecuária e processamento de alimentos de origem animal.
A atuação no no mercado de trabalho é ampla e o técnico em zootecnia poderá trabalhar em:
- empresas públicas e privadas que operam no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor pecuário;
- instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica;
- agências de defesa sanitária; propriedades rurais, empresas de consultoria em pecuária;
- empresas de comércio, indústrias de insumos agropecuários;
- empresas de nutrição e reprodução animal;
- cooperativas e associações rurais.
Agricultura
A organização curricular do curso técnico em agricultura oferece o desenvolvimento das competências profissionais necessárias para o planejamento, execução e controle do processo de produção e mecanização agrícola, com visão ampla e sustentável do agronegócio.
O curso técnico em agricultura é realizado com 70% da carga horária a distância e 30% presencial. Há uma certificação intermediária ao longo do curso, com diploma registrado no Ministério da Educação (MEC).
A formação é indicada para pessoas que desejam dominar o sistema de produção e mecanização, controle e planejamento agrícola.
A inserção no mercado de trabalho acontece por meio da possibilidade de atuação em:
- estabelecimentos rurais;
- empresas de consultoria;
- empresas públicas e privadas;
- cooperativas;
- prestadores de serviços.