Semana do Meio Ambiente de Natal conta com vasta programação
Prefeitura realiza diversas atividades, dentre elas um seminário para marcar, hoje, o Dia Mundial do Meio Ambiente
Redação
Com o tema central “Cidades Costeiras Resilientes: Desafios Climáticos”, a Prefeitura de Natal está promovendo uma vasta programação de eventos e atividades para marcar a passagem da edição 2024 da Semana do Meio Ambiente (SEMA). Nesta quarta-feira 5, data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizado o 1º Seminário de Desafios Climáticos: Impactos nas Cidades, Mitigação e Adaptação.
O evento é aberto ao público interessado e vai acontecer a partir das 8h30, no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Diversos especialistas sobre o tema estarão reunidos para discutir os desafios e soluções relacionados às mudanças climáticas, com enfoque nas cidades sendo uma parceria entre a gestão municipal, UFRN e DCE/UFRN.
Alunos da rede municipal de ensino participam de atividades da Semana do Meio Ambiente na capital potiguar. Foto: Joana Lima/Prefeitura de Natal
“A questão ambiental é uma agenda prioritária para qualquer gestão. Em Natal, temos esse olhar e cuidado especial com o tema, por isso trabalhamos para construir uma cidade com políticas que aliem progresso ao equilíbrio ambiental, com ações de sustentáveis e preservando nossos ecossistemas”, afirma o prefeito Álvaro Dias.
O 1º Seminário de Desafios Climáticos: Impactos nas Cidades, Mitigação e Adaptação contará com palestras com os seguintes temas: Direito à Cidade e Mudanças Climáticas na Complexidade da Metrópole ministrada pela Professora Ruth Ataíde, UFRN. Na sequência, será a vez do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, falar sobre as Acões Municipais de Municipais de Mitigação no Âmbito das Mudanças Climáticas.
Ainda serão abordados assuntos como: Saneamento e as mudanças climáticas; Atividades/produtos do laboratório de variáveis ambientais; Impactos climáticos na bacia do Pitimbu; A Importância da Ciência e Ecologia para a preservação ambiental e adaptação às mudanças climáticas; Marcos institucionais da Desertificação no Rio Grande do Norte e Planejamento de ações de adaptação às mudanças climáticas: Cenários para o RN pela plataforma AdaptaBrasil: “O evento é uma oportunidade para promover a conscientização e a ação frente às mudanças climáticas, especialmente no contexto urbano”, comenta Thiago Mesquita.
Dentre as ações já realizadas, o destaque ficou por conta do projeto “Cine Ambiental”, em que foram exibidos filmes com a temática ambiental para o público que visitou no fim de semana passado o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e o Bosque das Mangueiras. Além disso, a Prefeitura também realizou uma edição especial do projeto CicloNatal, buscando promover saúde e sustentabilidade.
A Semana do Meio Ambiente de Natal é realizada pela Prefeitura do Natal, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), e apoio das secretarias municipais de Educação (SME), Esporte e Lazer (SEL), de Governo (SMG), de Comunicação Social (Secom), Mobilidade Urbana (STTU), , Guarda Municipal, Urbana e o Projeto Planta Natal.
Além das parcerias da Natal Reciclagem, MC Mensagem Mobiliário Urbano, Pipoca Denny’s e a Matersol. E o apoio da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Partage Norte Shopping, Shopping 10, Liga Norte Riograndense Contra o Câncer e CCAB Sul.
Pontos de “drive-thru” fazem coleta de lixo eletrônico
Uma iniciativa já tradicional da Prefeitura é a disponibilização de pontos espalhados por pontos da cidade para o recolhimento de resíduos eletroeletrônicos. A ação intitulada o “Drive-thru do Lixo Eletrônico” é uma iniciativa da gestão, que visa a recolher equipamentos que não têm mais utilidade para população e evitar que sejam descartados incorretamente. A coleta acontece nas quatro zonas da cidade e segue até a próxima sexta-feira 7.
Os resíduos eletrônicos possuem vários materiais em sua composição, como vidro, plásticos e metais. O descarte adequado garante que eles serão desmontados e esses materiais usados como matéria-prima em novas produções, contribuindo com a redução de retirada de recursos da natureza.
Nesta quarta-feira 5, o drive-thru estará instalado no estacionamento do CCAB-SUL, em Capim Macio. Amanhã 6, quem desejar descartar corretamente seu material eletroeletrônico deve se dirigir à Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, no bairro de Nazaré, das 9h às 12h, na zona oeste. Na sexta-feira 7, a ação será realizada no Shopping 10, localizado no Alecrim, na zona leste, também das 9h às 12h.
O drive-thru teve início ontem 3, no Partage Norte Shopping, na zona norte.