Semana do Meio Ambiente de Natal conta com vasta programação

Semana do Meio Ambiente de Natal conta com vasta programação

Prefeitura realiza diversas atividades, dentre elas um seminário para marcar, hoje, o Dia Mundial do Meio Ambiente

Redação

Com o tema central “Cidades Costeiras Resilientes: Desafios Climáticos”, a Prefeitura de Natal está promovendo uma vasta programação de eventos e atividades para marcar a passagem da edição 2024 da Semana do Meio Ambiente (SEMA). Nesta quarta-feira 5, data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizado o 1º Seminário de Desafios Climáticos: Impactos nas Cidades, Mitigação e Adaptação.

O evento é aberto ao público interessado e vai acontecer a partir das 8h30, no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Diversos especialistas sobre o tema estarão reunidos para discutir os desafios e soluções relacionados às mudanças climáticas, com enfoque nas cidades sendo uma parceria entre a gestão municipal, UFRN e DCE/UFRN.

Alunos da rede municipal de ensino participam de atividades da Semana do Meio Ambiente na capital potiguar. Foto: Joana Lima/Prefeitura de Natal

“A questão ambiental é uma agenda prioritária para qualquer gestão. Em Natal, temos esse olhar e cuidado especial com o tema, por isso trabalhamos para construir uma cidade com políticas que aliem progresso ao equilíbrio ambiental, com ações de sustentáveis e preservando nossos ecossistemas”, afirma o prefeito Álvaro Dias.

O 1º Seminário de Desafios Climáticos: Impactos nas Cidades, Mitigação e Adaptação contará com palestras com os seguintes temas: Direito à Cidade e Mudanças Climáticas na Complexidade da Metrópole ministrada pela Professora Ruth Ataíde, UFRN. Na sequência, será a vez do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, falar sobre as Acões Municipais de Municipais de Mitigação no Âmbito das Mudanças Climáticas.

Ainda serão abordados assuntos como: Saneamento e as mudanças climáticas; Atividades/produtos do laboratório de variáveis ambientais; Impactos climáticos na bacia do Pitimbu; A Importância da Ciência e Ecologia para a preservação ambiental e adaptação às mudanças climáticas; Marcos institucionais da Desertificação no Rio Grande do Norte e Planejamento de ações de adaptação às mudanças climáticas: Cenários para o RN pela plataforma AdaptaBrasil: “O evento é uma oportunidade para promover a conscientização e a ação frente às mudanças climáticas, especialmente no contexto urbano”, comenta Thiago Mesquita.

Dentre as ações já realizadas, o destaque ficou por conta do projeto “Cine Ambiental”, em que foram exibidos filmes com a temática ambiental para o público que visitou no fim de semana passado o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e o Bosque das Mangueiras. Além disso, a Prefeitura também realizou uma edição especial do projeto CicloNatal, buscando promover saúde e sustentabilidade.

A Semana do Meio Ambiente de Natal é realizada pela Prefeitura do Natal, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), e apoio das secretarias municipais de Educação (SME), Esporte e Lazer (SEL), de Governo (SMG), de Comunicação Social (Secom), Mobilidade Urbana (STTU), , Guarda Municipal, Urbana e o Projeto Planta Natal.

Além das parcerias da Natal Reciclagem, MC Mensagem Mobiliário Urbano, Pipoca Denny’s e a Matersol. E o apoio da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Partage Norte Shopping, Shopping 10, Liga Norte Riograndense Contra o Câncer e CCAB Sul.

Pontos de “drive-thru” fazem coleta de lixo eletrônico

Uma iniciativa já tradicional da Prefeitura é a disponibilização de pontos espalhados por pontos da cidade para o recolhimento de resíduos eletroeletrônicos. A ação intitulada o “Drive-thru do Lixo Eletrônico” é uma iniciativa da gestão, que visa a recolher equipamentos que não têm mais utilidade para população e evitar que sejam descartados incorretamente. A coleta acontece nas quatro zonas da cidade e segue até a próxima sexta-feira 7.

Os resíduos eletrônicos possuem vários materiais em sua composição, como vidro, plásticos e metais. O descarte adequado garante que eles serão desmontados e esses materiais usados como matéria-prima em novas produções, contribuindo com a redução de retirada de recursos da natureza.

Nesta quarta-feira 5, o drive-thru estará instalado no estacionamento do CCAB-SUL, em Capim Macio. Amanhã 6, quem desejar descartar corretamente seu material eletroeletrônico deve se dirigir à Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, no bairro de Nazaré, das 9h às 12h, na zona oeste. Na sexta-feira 7, a ação será realizada no Shopping 10, localizado no Alecrim, na zona leste, também das 9h às 12h.

O drive-thru teve início ontem 3, no Partage Norte Shopping, na zona norte.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *