Segunda fase da campanha de regularização do IPTU de Natal termina próxima semana

Segunda fase da campanha de regularização do IPTU de Natal termina próxima semana

Contribuintes têm até data limite para evitar cancelamento de parcelamentos em atraso

A segunda fase da campanha “Não perca seu parcelamento”, promovida pela Secretaria de Tributação (SEMUT) de Natal, encerra no próximo dia 25 de junho. O objetivo é facilitar a regularização das dívidas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A lista dos contribuintes inadimplentes foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) em 6 de junho.

Os contribuintes com parcelamentos pendentes há mais de 90 dias estão em risco de terem suas negociações canceladas. Segundo o secretário Ludenilson Lopes, o montante total das parcelas em atraso ultrapassa R$1,8 milhão. Aqueles que conseguirem pagar a dívida mais antiga poderão sair do grupo de risco, mesmo sem quitar todas as parcelas pendentes.

Na primeira fase da campanha, encerrada em 29 de maio, aproximadamente 25,54% dos parcelamentos em atraso foram regularizados, totalizando 510 acordos ativos. Os 1.462 restantes tiveram suas negociações canceladas por excederem o prazo de 90 dias com dívidas em aberto. Atualmente, Natal conta com 35.828 parcelamentos ativos, totalizando mais de R$254,7 milhões.

O cancelamento dos parcelamentos implica diversas consequências, como a impossibilidade de emitir certidão negativa, perda de benefícios fiscais, e a proibição de contratar com a Administração Pública. Além disso, os devedores podem ser inscritos na dívida ativa, ter execução fiscal iniciada, e ter seus bens penhorados e contas bloqueadas, incluindo imóveis residenciais que podem ser levados a leilão judicial.

Os contribuintes que tiveram suas negociações canceladas e desejam quitar seus débitos precisam renegociar as condições. As opções incluem pagamento à vista ou parcelado, com entrada mínima de 20% e até 12 parcelas, todas com 100% de desconto nos juros. O valor pago na primeira negociação será descontado.

Todos os inadimplentes foram previamente notificados por e-mail e através do Diário Oficial. A SEMUT já está recebendo pagamentos, mas alerta para possíveis golpes, reforçando que não envia boletos, exceto mediante solicitação explícita pelos canais de atendimento oficiais.

Como regularizar IPTU

Para regularizar o parcelamento, os contribuintes podem emitir o boleto virtualmente através do site “Directa Natal”, pelo Whatsapp no número (84) 98786-8208, ou pelo aplicativo do Banco do Brasil e terminais de autoatendimento. Em último caso, podem ir à Sede da Secretaria de Tributação de Natal, localizada na Rua Açu 394, bairro Tirol, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h. O pagamento do boleto deverá ser realizado exclusivamente na rede bancária, não sendo aceito na sede da

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *