Rafael Fonteles lança edital de bolsas de pesquisa contemplando todos os Territórios de Desenvolvimento do Piauí

Rafael Fonteles lança edital de bolsas de pesquisa contemplando todos os Territórios de Desenvolvimento do Piauí
O edital da Fapepi compreende 200 vagas, sendo 100 para homens e 100 para mulheres.

O governador Rafael Fonteles lançou, nessa quarta-feira (19), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí “Professor Afonso Sena Gonçalves” (Fapepi), edital com 200 vagas de bolsas de iniciação científica para fomento à pesquisa em instituições de ensino superior do estado. O edital nº 5 de 2024 respeita a paridade de gêneros e oferece 200 vagas, sendo 100 para pesquisadores homens e 100 para mulheres.

O período de submissão dos projetos começa nesta sexta-feira (21) e segue até o dia 15 de julho, conforme edital disponibilizado na página da Fapepi na internet.  As bolsas serão de R$ 700, por um período de 12 meses, a partir de um orçamento do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fapepi – PBIC, no valor de R$ 1.680.000.

5d36f93d-59b4-425a-95c0-0cfb68b65547.jpeg

O público-alvo do edital são estudantes de instituições de ensino superior públicas do estado do Piauí. E 60% dos projetos devem ser na linha das áreas prioritárias de desenvolvimento do estado. “O foco é a área da agricultura, energias renováveis, economia verde, meio ambiente e tecnologia da informação, mas também temática livre”, explicou Fonteles.

Pedro Soares Júnior, diretor-científico da fundação, explica que existe uma política de descentralização das bolsas, que serão distribuídas em todos os territórios de desenvolvimento do estado. “Vamos ter a descentralização das bolsas dos grandes centros, com a distribuição de uma quantidade mínima de 10 bolsas para cada um dos 12 territórios do estado do Piauí. As demais bolsas serão distribuídas conforme o ranking das propostas, mas o fato é que cada território terá pelo menos uma dezena de projetos”, pontua o gestor.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *