Vila do Forró reforça espaço para o protagonismo feminino no empreendedorismo
Mulheres empreendedoras estão aproveitando os festejos juninos para aumentar a renda
Durante os 60 dias da Vila do Forró, o público se diverte com muito forró pé de serra e elementos típicos do São João e, além disso, o espaço organizado pelo Governo do Estado também proporciona oportunidades de empreendedorismo e geração de emprego e renda. E não é diferente para as mulheres empreendedoras. Enquanto no Arraiá do Povo acontecem, às quintas-feiras, o projeto ‘Elas no Comando’, com atrações exclusivamente femininas no Palco Rogério, na Vila do Forró, todos os dias são de protagonismo feminino.
É o caso da vendedora ambulante Erisvalda Lima, que comercializa churros na entrada da Vila. Ela destacou a importância da iniciativa no combate ao etarismo – ou discriminação etária – no mercado de trabalho. “Agradeço muito a Deus por uma festa desse tamanho, e este ano mais ainda com a ampliação. É uma oportunidade muito boa para as mulheres, principalmente as de mais idade, já que o mercado de trabalho não dá muita oportunidade, e o Governo do Estado mostra que é possível produzir e colaborar”, enfatizou.
Em muitos pontos da Vilasão vendidos artigos de produção própria. É o caso do espaço de moda autoral, onde a estilista Maria Clara Ramos comercializa roupas e joias feitas por ela. “É uma oportunidade para ter uma renda a mais e divulgar nossos produtos. E as mulheres estão sendo protagonistas. Aqui mesmo já tivemos várias empreendedoras”, lembrou.
Já a cearense Ana Paula Silva tem uma barraca de artigos religiosos no local, e reforçou que muitas mulheres acabam tendo que cuidar do lar além das vendas. Por isso, a renda extra é fundamental. “É muito bom a gente ter esse apoio focado nas mulheres, porque elas muitas vezes têm a responsabilidade da casa. Eu, por exemplo, sou mãe e praticamente crio meus filhos sozinha. Com a Vila tendo 60 dias, vão chegar ainda mais pessoas”, pontuou.
Esse protagonismo feminino também é notado pelo público. A estudante Cristiane Farias, turista que veio de São José dos Campos/SP, aproveitou para fazer compras na barraca de artigos religiosos nesta quinta-feira, 20. “Hoje em dia, a mulherada está mandando ver em muitas coisas, e assim tem que ser assim. É muito bonito de ver”, exaltou.
País do forró
Durante 60 dias, o clima junino tomará conta do estado, fortalecendo o turismo, a cultura popular e aquecendo a economia em vários setores envolvidos na realização dos eventos. A programação do Arraiá do Povo e Vila do Forró é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria Especial da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Banese, com apoio da Energisa, Netiz e Shopping Jardins, e patrocínio da Eneva, Pisolar, Deso, Maratá, GBarbosa e Serviço Social do Comércio (Sesc).