Governo do RN implanta novo sistema que garante abastecimento de Santa Maria

Governo do RN implanta novo sistema que garante abastecimento de Santa Maria
Ramal da Adutora Sertão Central foi inaugurado pela governadora Fátima Bezerra

Um novo tempo para a população e administração de Santa Maria começou nesta sexta-feira (28) com a implantação do ramal da Adutora Sertão Central, de 15 quilômetros de extensão, entre as cidades de Riachuelo e Santa Maria, na região Agreste.

O investimento é de R$ 2,7 milhões, representando aumento de quase 200% na oferta de água para a cidade, beneficiando diretamente todos os moradores. Isso significa que a cidade terá água potável em quantidade suficiente para atender às necessidades da população com mais qualidade e segurança.

A cidade também continuará a ser atendida pela Adutora Monsenhor Expedito, garantindo mais robustez ao sistema de abastecimento. Na obra também foi recuperado o reservatório com capacidade para 100 mil litros.

A governadora lembrou dos investimentos que estão sendo feitos em segurança hídrica do Estado, citando a transposição, a Barragem de Oiticica, o sistema de adutoras do Seridó. “Eu vi a seca em 1970, a falta de água, a fome. Naquela época, minha mãe nos acordava às quatro horas da manhã para irmos atrás de uma cacimba, encontrar um veio de água para levar pra casa. O investimento nessa obra é de quase R$ 3 milhões, mas não há dinheiro que pague a alegria de não faltar mais água em Santa Maria.”

A obra da adutora Riachuelo/Santa Maria faz parte de um conjunto de investimentos do Governo do Estado na área de saneamento básico, visando garantir acesso à água potável de qualidade para toda a população do Rio Grande do Norte.

A iniciativa contribui para o desenvolvimento social e econômico das cidades, além de promover a saúde pública e a qualidade de vida dos cidadãos.

“É uma bênção para Santa Maria. Esperamos 24 anos por este momento”, agradeceu a dona de casa Josefa de Fátima Cunha, “Zefinha”, falando em nome dos moradores. “Antes, a água chegava na torneira e não dava nem tempo de encher as bacias”, pontuou.

O prefeito Raniery Soares classificou o 28 de junho como um dia histórico para a cidade, “para todo o povo santa-mariense, com a alegria de estar abrindo suas torneiras e poder ter um bem tão vital para a vida, que é a água”, disse o prefeito Ranieri Soares, lembrando de uma reunião em que a governadora assumiu o compromisso de melhorar o fornecimento de Água para a cidade.

Estamos comprometidos em atender a população do Rio Grande do Norte a levar água e esgotamento sanitário, conforme as metas do Marco Legal do Saneamento Básico”, concluiu Roberto Linhares, diretor presidente da Caern.

O evento contou com a presença do vice-governador Walter Alves, do vice-prefeito Prof. Adilson; de Paulo Varela, secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos; Iris Oliveira (SETHAS); do diretor-presidente do Igarn, Paulo Sidney; ex-senador Garibaldi Filho; a ex-deputada Larissa Rosado; o deputado federal Benes Leocádio. Vereadores de Santa Maria também marcaram presença.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *