População de Areia Branca é beneficiada com mais de 160 tipos de atendimentos durante a 29ª edição do ‘Sergipe é aqui’

População de Areia Branca é beneficiada com mais de 160 tipos de atendimentos durante a 29ª edição do ‘Sergipe é aqui’

O ‘Sergipe é aqui’, programa que tem sido abraçado pela população de todo o estado, realizou, nesta sexta-feira, 5, a sua 29ª edição. Desta vez, o município que recebeu o título simbólico de capital e sede da administração estadual foi Areia Branca, localizado no agreste sergipano. A população local acolheu bem a passagem do governo itinerante pela região, usufruindo de diversos serviços e atendimentos disponibilizados pelas secretarias e órgãos parceiros da gestão estadual.

“A edição de Areia Branca, essa terra tão tradicional do nosso São João, tem sido um sucesso desde as primeiras horas da manhã. A procura da população pelos serviços é grande, e isso mostra como o programa tem conseguido cumprir a sua principal missão, que é justamente aproximar o governo da população, ouvir seus anseios, conhecer de perto a realidade de cada localidade e buscar sempre soluções para as demandas apresentadas”, destacou o secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo.

Com quase 19 mil habitantes, a cidade, que é conhecida por ser um importante pólo da agricultura sergipana, recebeu mais de 35 órgãos da administração nesta edição do ‘Sergipe é aqui’. Os atendimentos ficaram concentrados no entorno da Escola Vovó Menininha. Entre os serviços ofertados, estão a emissão de documentos como o RG, o CPF e o ID Jovem; a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); realização de exames médicos e odontológicos; vacinação; serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); orientações jurídicas; recadastramento da tarifa rural, negociação de débitos, entre outros. 

A técnica de enfermagem Maria Santos, de 40 anos, foi uma das pessoas que chegou cedo para renovar a sua carteira de identidade. Ela também aproveitou a disponibilidade do serviço perto de casa para emitir a identidade de seu filho, o pequeno  Manoel, de apenas seis meses de vida. “Que bom que trouxeram o programa para o nosso município. Ele ajuda muitas pessoas que não conseguem se deslocar até a capital para fazer um serviço importante como esse. Estou muito satisfeita”, destacou ela.

Agricultura familiar 

A produção agrícola é o principal meio de subsistência de grande parte das famílias sergipanas, e no município de Areia Branca não é diferente. Grande parte da economia local está voltada ao plantio e colheita de raízes e hortaliças. Um dos meios de valorizar a profissão dos agricultores é por meio da regulamentação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). O programa ‘Sergipe é aqui’ tem levado o CAF para os municípios como uma maneira de facilitar o acesso de agricultores aos benefícios proporcionados pelo sistema. 

Segundo a técnica agrícola da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) Josivania de Oliveira, o CAF é importante, pois é por meio dele que o agricultor consegue ter acesso ao crédito rural e a informações sobre a propriedade e produção de cada um deles. “O crédito rural é uma forma do agricultor familiar poder investir em sua propriedade. O cadastro tem validade de dois anos, e tanto o próprio agricultor quanto a família podem realizá-lo. É também uma maneira de fornecer acesso a políticas públicas”, afirmou. 

Esse foi um dos motivos que levou a produtora rural Márcia Almeida ao estande da agricultura no ‘Sergipe é aqui’. Márcia mora na comunidade Colônia São Paulo, conhecida por ser uma região onde a produção de batata doce e mandioca é predominante. A agricultura está presente na vida dela desde a sua pré-adolescência e, segundo Márcia, pretende continuar na área, dessa vez com a especialização em agroecologia. 

“Hoje, eu vim, juntamente com os colegas da minha comunidade, receber o Cadastro de Agricultura Familiar. E vi que outras comunidades também estão presentes aqui, o que é muito bom, já que cada povoado de Areia Branca tem sua própria agricultura e seu modo de plantar”, destacou. 

Sergipe é aqui 

Criado em fevereiro de 2023, com o objetivo de humanizar e aproximar a relação entre a administração estadual e a população de todo o estado, o programa ‘Sergipe é aqui’ tem deixado marcas importantes pelos municípios onde tem passado, impulsionando a cidadania e promovendo investimentos importantes para a população local. Desde a sua criação, 29 cidades já receberam o governo itinerante, totalizando mais de 120 mil pessoas alcançadas.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *