Governo anuncia mutirões de cirurgias de otorrinolaringologia e angioplastia na rede estadual de saúde

Governo anuncia mutirões de cirurgias de otorrinolaringologia e angioplastia na rede estadual de saúde

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou nesta quinta-feira (18) a realização dos mutirões de cirurgias de otorrinolaringologia e angioplastia por meio do programa Cirurgias – Aqui, a fila anda, em unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

“Os mutirões de cirurgias não param. Neste sábado começa o de otorrinolaringologia para crianças, no Hospital Dr. Juvêncio Mattos. E no dia 1º de agosto inicia o de angioplastia, no Hospital Carlos Macieira, que, em três meses, reduzirá em 50% o número de pacientes que aguardam por esse procedimento. As ações integram o programa Cirurgias – Aqui, a fila anda e representam avanços na saúde para os maranhenses”, disse o governador Carlos Brandão. 

Os mutirões de otorrinolaringologia terão início neste sábado (20), no Hospital Dr. Juvêncio Mattos, com cirurgias de adenoidectomia e amigdalectomia, atendendo 10 pacientes com idade entre 3 e 10 anos, oriundos dos municípios de São Vicente Ferrer, Itapecuru-Mirim, São José de Ribamar, Santa Luzia e São Luís. A ação continua no dia 27 de julho, bem como nos dias 10, 17, 24 e 31 de agosto, com 10 procedimentos a serem realizados em cada uma das datas, totalizando 60 cirurgias.  

As cirurgias de angioplastia serão realizadas a partir do dia 1º de agosto, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM). Nesta fase, serão beneficiadas mulheres com idade entre 50 e 80 anos, naturais de todo o Maranhão. Ao todo serão 120 procedimentos a serem feitos, promovendo uma redução em 50% da fila de espera para esse procedimento. 

“Seguimos ampliando o acesso aos serviços especializados com as ações do programa Cirurgias – Aqui, a fila anda. Serão 60 crianças e mais 120 mulheres beneficiadas, maranhenses que terão suas vidas transformadas e que ganharão em bem-estar com as ações saúde do Governo do Estado”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *