Governador Rafael Fonteles autoriza modernização do Metrô de Teresina: “uma grande obra de mobilidade”
O governador Rafael Fonteles (PT) assinou, nesta quarta-feira (6), a ordem de serviço para a revitalização e modernização do Metrô de Teresina. Durante a solenidade, o chefe do Executivo explicou que nesta primeira fase serão alocados R$ 193 milhões, mas ressaltou que os investimentos para reforma e ampliação do serviço pode ultrapassar os R$ 600 milhões.
“É uma grande obra de mobilidade, complexa e que por isso ela vai demorar dois anos. É a maior em volume, R$ 193 milhões e vai impactar positivamente dezena de milhares de teresinenses. A segunda etapa não tem recurso ainda assegurado, mas o projeto aprovado, são mais R$ 400 milhões. Se você somar as duas etapas são mais de R$ 590 milhões, além da expansão que estamos fazendo com recurso do Tesouro do estado, mais de R$ 10 milhões. Se você somar tudo, nessas etapas todas, serão mais de R$ 600 milhões investidos no Metrô de Teresina”, afirmou.
Engenheiro da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí, Antônio Sobral, destacou que a obra deve ser iniciada em até 30 dias.
“Hoje vai ser emitida a ordem de serviço, e a empresa contratada terá até 30 dias para iniciar os serviços. Esses serviços têm como objetivo melhorar a mobilidade dos usuários do metrô e também melhorar o desempenho operacional dos indicadores da empresa”,
Antônio Sobral pontuou ainda que toda a linha férrea será restaurada, estações modernizadas, além da construção de um novo viaduto da Avenida Higino Cunha.
“A linha férrea será totalmente restaurada, novos trilhos soldados para melhor conforto da população, nova brita com fixação elástica, serão modernizadas cinco das estações existentes, será construído um viaduto na Avenida Higino Cunha para eliminar o cruzamento da linha férrea, serão sinalizadas as passagens de nível do Grande Dirceu e algumas obras complementares”
O transporte público metroviário, da região do Grande Dirceu ao Centro de Teresina, é mantido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Ferroviária do Piauí. A primeira fase da obra vai contemplar a duplicação da linha do metrô em todo o trecho, o que corresponde a 13,5 km.
O projeto também inclui a reforma das estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé, o rebaixamento para a passagem inferior na avenida Higino Cunha, a reforma da oficina de manutenção, além da construção do Centro de Controle de Operações (CCO), fundamental para o monitoramento de cada trem em tempo real.
O engenheiro Antônio Sobral destacou que o transporte de passageiros e de cargas não será interrompido durante a execução dos serviços.
As obras serão executadas pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), com recursos de contrato de financiamento junto ao Ministério das Cidades (MCID)/FGTS. Os repasses serão feitos pela Caixa Econômica.
Com as intervenções, os usuários do Metrô de Teresina terão um transporte mais rápido, moderno e pontual, além de uma tarifa mais econômica em relação ao transporte rodoviário. Atualmente, o ingresso para o serviço custa R$ 1.