Unidade móvel da SPM atenderá mulheres em situação de violência nesta sexta e sábado, em Barreiras

A Unidade Móvel da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) já está na estrada em direção ao município de Barreiras, para dois dias de atendimento psicossocial e jurídico a mulheres em situação de violências de gênero. A oferta do serviço faz parte da atuação da SPM na prevenção e enfretamento às violências de gênero e é intensificada em função do Agosto Lilás, mês que marca a implantação da Lei Maria da Penha e é dedicado à conscientização para o fim da violência contra as mulheres.

Nesta sexta-feira (23), a unidade móvel estará em Santa Luzia (Catavento 4); e no sábado (24), o atendimento será na Cascalheira (Catavento 3), sempre das 14h às 20h. “A Unidade Móvel é um dos equipamentos disponibilizados pela Secretaria para a prevenção e enfretamento às violências contra as mulheres. É também uma maneira de chegarmos mais perto delas, acolher, dar o apoio necessário e estender as mãos para que possam se proteger, se salvaguardar e romper o ciclo de violência”, destacou a secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore.

As atividades na Unidade Móvel incluem informações e distribuição de material educativo da campanha Oxe, me respeite!, que é voltada para a prevenção e enfretamento ao abuso e à importunação sexual e envolve, ainda, a divulgação de canais de denúncia, como o Disque 180. Além do acolhimento e da escuta, a depender do caso, as mulheres atendidas poderão ser encaminhadas para algum dos órgãos que fazem parte da Rede de Enfretamento à Violência Contra as Mulheres.

Roda de conversa

Ainda em Barreiras, ocorrerá a Mostra Teatral “Elas à Frente – Protagonismo Feminino no Teatro”. A atividade começa nesta quinta (22), no Conjunto Habitacional Vila Brasil (Catavento 1), das 14h às 20h, e prossegue na sexta e no sábado, nos mesmo locais onde estará a Unidade Móvel. A iniciativa é apoiada pela SPM, por meio do Edital Elas à Frente pelo Fim da Violência contra a Mulher e terá a participação da equipe da SPM, em uma roda de conversa, na quinta-feira. A mostra, que é composta por sete espetáculos teatrais, é idealizada pela Associação Cultural Companhia de Experimentação e Pesquisa em Arte & Cultura (Cepac) e contará com a participação de outras organizações, a exemplo da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); Defensoria Pública Estadual (DPE); Centro Social e Educacional Catavento; e Coletivo de Mulheres Flores do Cerrado.

Nesta quarta-feira (21), outra Unidade Móvel da SPM realizou atendimento às mulheres na Estação Lapa, em Salvador, um dos locais com maior fluxo de pessoa na capital baiana.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *