Programa Estudante Monitor envolve 5.800 alunos em atividades voltadas ao protagonismo estudantil

Programa Estudante Monitor envolve 5.800 alunos em atividades voltadas ao protagonismo estudantil

Alunos realizam atividades em modalidades como Desempenho Escolar e Busca Ativa e Transporte

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do programa de governo ‘Estudante Monitor’, viabiliza o engajamento do aluno com a comunidade escolar e com a instituição de ensino, a fim de prevenir a evasão e melhorar o desempenho escolar e desenvolver habilidades. As atividades realizadas por meio do programa são divididas nas modalidades Desempenho Escolar e Busca Ativa e Transporte, e contribuem para o estímulo do protagonismo de mais de 5.800 alunos da Rede Estadual de Ensino.

Os estudantes monitores participantes do programa recebem uma bolsa no valor de R$ 250,00 + R$ 189,00 (vale-transporte), para arcar com seus custos pessoais. Além disso, eles também participam ativamente da vida escolar da unidade de ensino, o que contribui com o sentimento de pertencimento entre os alunos e com o elo desenvolvido entre a comunidade escolar.

Sob a orientação de um professor, os monitores de Desempenho Escolar incentivam a participação dos alunos no processo educacional, proporcionando um ambiente de partilha por meio da interação social entre estudantes, visando aos avanços no desempenho escolar. Já a Monitoria de Busca Ativa e Transporte Escolar é voltada para alunos do Ensino Médio e funciona como uma rede de suporte. O monitor designado atua no acompanhamento de alunos durante o trajeto realizado nos ônibus escolares, observa comportamentos, ausências e reporta situações à gestão da escola.

É o caso da aluna Isabel Lima, do Centro de Excelência José Carlos de Sousa, que monitora uma linha do transporte escolar. Ela compartilha sobre seu cotidiano e as atividades realizadas. “No meu dia a dia no transporte escolar eu acompanho os alunos da escola até os pontos próximos de suas casas, tomando cuidado para evitar que eles coloquem as cabeças nas janelas; que eles fiquem em pé no ônibus, entre outras atividades”, diz a aluna.

A aluna do terceiro ano do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa e monitora de Desempenho Escolar, Samara Rebeca, é atuante na área da Educação Física e classifica a experiência de contribuir no meio escolar como muito proveitosa. “Ajudar os professores, tanto em quadra, quanto na sala de aula é muito bom. Auxiliar os alunos também é muito importante, sem contar que a ajuda de custo é ótima para mim”, diz a aluna.

Desenvolvimento recíproco

Além de contribuir com as atividades da gestão e do aprendizado da escola, os monitores também desenvolvem habilidades, sentimento de pertencimento à escola e troca de experiências, tendo como consequência o protagonismo estudantil. Para Mariane Vitória Santos Silva, aluna do C.E. José Carlos de Sousa e monitora de Desempenho Escolar, o programa é muito importante para o desenvolvimento dos alunos da rede pública no âmbito escolar. “Os estudantes que são monitores desenvolvem a comunicação e expressão, além de também aprender muito enquanto monitoram. E muitas vezes, os alunos conseguem aprender melhor com a explicação dos monitores do que apenas com a explicação dos professores, o que ajuda muito na aprendizagem”, diz Mariane.

Além de desenvolver habilidades estudantis, a diretora do Centro de Excelência José Carlos de Sousa, em Aracaju, Maria Janaina Marques da Silva, conta que o Programa Estudante Monitor é uma das melhores políticas implementadas pela Seduc. “Na nossa escola, a presença dos monitores contribuiu diretamente para o alcance das metas estabelecidas dos Indicadores de Desempenho. Juntamente com o trabalho dos professores, os monitores conseguem acompanhar os colegas, ajudando-os a superar dificuldades de aprendizagem e, assim, ressignificar a escola e a história de sucesso de cada um”, afirma Maria Janaina.

A diretora do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, Deise Nascimento, argumenta que na unidade escolar, esse programa é uma ferramenta de inclusão e enfrentamento ao abandono escolar. “Ter esse programa em nossa escola é de grande importância, porque trabalhamos com dois eixos diferentes, abordando a questão da busca ativa e do desempenho escolar. A monitoria de busca ativa colabora com a equipe diretiva ao resgatar os alunos que, de certa forma, afastam-se do ambiente escolar. Então eles agem conosco para poder buscá-los e trazê-los de volta à escola, utilizando palavras e ações de incentivo e de apoio”, conta Deise Nascimento.

De um ponto de vista interno, diretora do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades) da Seduc, Isabella Santos, conta que o programa é uma ferramenta essencial para aprimorar a qualidade do ensino público, e que é considerado um sucesso, pois, além de apoiar a escola e a rede, consolida a formação cidadã dos nossos alunos, incentivando o protagonismo e as habilidades dos estudantes monitores. 

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *