Programa Estudante Monitor envolve 5.800 alunos em atividades voltadas ao protagonismo estudantil
Alunos realizam atividades em modalidades como Desempenho Escolar e Busca Ativa e Transporte
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do programa de governo ‘Estudante Monitor’, viabiliza o engajamento do aluno com a comunidade escolar e com a instituição de ensino, a fim de prevenir a evasão e melhorar o desempenho escolar e desenvolver habilidades. As atividades realizadas por meio do programa são divididas nas modalidades Desempenho Escolar e Busca Ativa e Transporte, e contribuem para o estímulo do protagonismo de mais de 5.800 alunos da Rede Estadual de Ensino.
Os estudantes monitores participantes do programa recebem uma bolsa no valor de R$ 250,00 + R$ 189,00 (vale-transporte), para arcar com seus custos pessoais. Além disso, eles também participam ativamente da vida escolar da unidade de ensino, o que contribui com o sentimento de pertencimento entre os alunos e com o elo desenvolvido entre a comunidade escolar.
Sob a orientação de um professor, os monitores de Desempenho Escolar incentivam a participação dos alunos no processo educacional, proporcionando um ambiente de partilha por meio da interação social entre estudantes, visando aos avanços no desempenho escolar. Já a Monitoria de Busca Ativa e Transporte Escolar é voltada para alunos do Ensino Médio e funciona como uma rede de suporte. O monitor designado atua no acompanhamento de alunos durante o trajeto realizado nos ônibus escolares, observa comportamentos, ausências e reporta situações à gestão da escola.
É o caso da aluna Isabel Lima, do Centro de Excelência José Carlos de Sousa, que monitora uma linha do transporte escolar. Ela compartilha sobre seu cotidiano e as atividades realizadas. “No meu dia a dia no transporte escolar eu acompanho os alunos da escola até os pontos próximos de suas casas, tomando cuidado para evitar que eles coloquem as cabeças nas janelas; que eles fiquem em pé no ônibus, entre outras atividades”, diz a aluna.
A aluna do terceiro ano do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa e monitora de Desempenho Escolar, Samara Rebeca, é atuante na área da Educação Física e classifica a experiência de contribuir no meio escolar como muito proveitosa. “Ajudar os professores, tanto em quadra, quanto na sala de aula é muito bom. Auxiliar os alunos também é muito importante, sem contar que a ajuda de custo é ótima para mim”, diz a aluna.
Desenvolvimento recíproco
Além de contribuir com as atividades da gestão e do aprendizado da escola, os monitores também desenvolvem habilidades, sentimento de pertencimento à escola e troca de experiências, tendo como consequência o protagonismo estudantil. Para Mariane Vitória Santos Silva, aluna do C.E. José Carlos de Sousa e monitora de Desempenho Escolar, o programa é muito importante para o desenvolvimento dos alunos da rede pública no âmbito escolar. “Os estudantes que são monitores desenvolvem a comunicação e expressão, além de também aprender muito enquanto monitoram. E muitas vezes, os alunos conseguem aprender melhor com a explicação dos monitores do que apenas com a explicação dos professores, o que ajuda muito na aprendizagem”, diz Mariane.
Além de desenvolver habilidades estudantis, a diretora do Centro de Excelência José Carlos de Sousa, em Aracaju, Maria Janaina Marques da Silva, conta que o Programa Estudante Monitor é uma das melhores políticas implementadas pela Seduc. “Na nossa escola, a presença dos monitores contribuiu diretamente para o alcance das metas estabelecidas dos Indicadores de Desempenho. Juntamente com o trabalho dos professores, os monitores conseguem acompanhar os colegas, ajudando-os a superar dificuldades de aprendizagem e, assim, ressignificar a escola e a história de sucesso de cada um”, afirma Maria Janaina.
A diretora do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, Deise Nascimento, argumenta que na unidade escolar, esse programa é uma ferramenta de inclusão e enfrentamento ao abandono escolar. “Ter esse programa em nossa escola é de grande importância, porque trabalhamos com dois eixos diferentes, abordando a questão da busca ativa e do desempenho escolar. A monitoria de busca ativa colabora com a equipe diretiva ao resgatar os alunos que, de certa forma, afastam-se do ambiente escolar. Então eles agem conosco para poder buscá-los e trazê-los de volta à escola, utilizando palavras e ações de incentivo e de apoio”, conta Deise Nascimento.
De um ponto de vista interno, diretora do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades) da Seduc, Isabella Santos, conta que o programa é uma ferramenta essencial para aprimorar a qualidade do ensino público, e que é considerado um sucesso, pois, além de apoiar a escola e a rede, consolida a formação cidadã dos nossos alunos, incentivando o protagonismo e as habilidades dos estudantes monitores.