Governadora destaca conquistas e reestruturação do Itep/RN
Fátima destaca prioridades e compromissos da gestão para fortalecer a política de segurança e de melhoria do serviço público
A governadora Fátima Bezerra participou da solenidade em homenagem aos 115 anos do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN). O evento ocorreu na noite desta quinta-feira (29) no teatro Alberto Maranhão, em Natal. Na ocasião, 65 servidores e autoridades foram agraciados com a Medalha do Mérito Pericial Dr. Antônio Emerenciano China, destinada para pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pericial e de identificação humana.
Fátima Bezerra destacou a importância do órgão e falou dos investimentos que estão sendo feitos para melhorar os atendimentos promovidos pelo Instituto à população. “Uma celebração muito especial para todos nós, comemorar os 115 anos do nosso grande ITEP, porque estamos aqui também comemorando as conquistas com respeito ao crescimento, modernização e ampliação dos serviços à população potiguar. E me permitam dizer: graças ao olhar que tivemos para o órgão, desde o início da nossa gestão.”
A governadora também falou sobre a construção da nova sede do Itep, que tem previsão para ser entregue no início do ano que vem. “Ao assumir o cargo de governadora, estabelecemos compromissos, prioridades, para fortalecer a nossa política de segurança e demos total atenção ao Itep, tanto no que diz respeito à questão da infraestrutura, quanto de pessoal. Vamos entregar a nova sede o mais tardar em fevereiro do ano que vem. Vai ser uma das mais modernas do país e isso vai agregar muito para um trabalho mais completo. Vamos fazer uma das mais belas conquistas que é ter um espaço digno, um espaço adequado para o trabalho dos servidores e para atender ao povo do Rio Grande do Norte”.
Durante o evento, foi lançado o livro ‘Dos Vestígios à Prova: a Trajetória da Perícia Criminal no RN’, escrito e produzido por uma comissão criada pelo próprio Instituto e que traz a história da perícia criminal no Estado. Marcos Brandão, diretor-geral do Itep, falou sobre o novo momento do Instituto e a importância dos registros através de um livro. “O Itep hoje é um órgão que a gente tem uma evolução tecnológica muito grande. Temos um corpo técnico bom. Foram três concursos onde conseguimos preparar o corpo técnico do Itep e adquirimos novos equipamentos. Hoje, o Itep está ganhando uma visão da sua função de uma forma muito mais concreta, e para isso a gente precisava ancorar em um livro a história da instituição.”
Servidor do Itep há 30 anos, José Roberto falou da trajetória no órgão. “Quando cheguei aqui, ainda era um menino. Na época, ainda era máquina de datilografia, e hoje é tudo modernizado o que facilita nosso trabalho. Tudo que tenho na minha vida, consegui trabalhando no Itep. Para mim, é uma honra trabalhar no Instituto.”
O Coronel Francisco Araújo, titular da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESED), falou sobre a importância da integração do ITEP para a segurança. “É uma instituição fundamental para o sistema de segurança pública, porque todas as ações da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Federal, da Guarda Municipal chegam ao Instituto de Perícia para a comprovação da perícia técnica que fortalece os inquéritos. E os inquéritos fortalecidos com as provas permitem ao promotor oferecer a denúncia e o juiz condenar. Então, é uma instituição muito forte hoje no estado do Rio Grande do Norte. Com a construção da nova sede, com os concursos públicos que estão sendo realizados, isso aí só faz fortalecer. E quem vai ganhar com tudo isso é a sociedade”, disse o Cel. Francisco Araújo Silva, secretário de Segurança Pública e da Defesa Social.
AVANÇOS E INVESTIMENTOS
Na atual gestão, o ITEP/RN conseguiu uma grande evolução. Em 2020, foi sancionado o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria, um pleito antigo dos servidores. Em 2021, foi realizado concurso público para 273 vagas divididas para os cargos de perito criminal, perito médico legista, agente de necropsia, agente técnico forense e assistente técnico forense.
Outro ponto importante é a nova sede do Itep/RN, que está sendo erguida no bairro de Felipe Camarão. São cerca de 5 mil metros quadrados. O investimento é de aproximadamente R$ 22 milhões adquiridos através de uma luta da governadora junto ao Governo Federal.
O prédio, denominado de Complexo de Perícias do RN, irá abrigar o Instituto de Identificação, Instituto de Medicina Legal, Instituto de Criminalística e setores administrativos do Itep e será uma das sedes da perícia criminal mais modernas do Brasil. A previsão de entrega é fevereiro de 2025.
HOMENAGEADOS
Adriano Fernandes Dos Santos
Alessandra Bezerra da Costa Nepomuceno
Aliny Cassia Saturnino Bezerra
Álvaro Luiz Bezerra
Amílcar Maia
Ana Lúcia Farias Pires
André Melo Martins de Gois
Carlos Eduardo Xavier
Clístenes Mikael de Lima Gadelha
Dalyana Cascudo
Daniel Cabral
Diego Hervani Santos
Durval de Araújo Lima
Edson Monteiro Lima
Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira
Ezequiel Galvão Ferreira
Flademir Gonçalves Dantas
Francisca das Chagas Marques de Araújo
Francisco Assis de Medeiros
Francisco Caninde de França
Gesiele Farias da Silva
Gilles Velleneuve Trindade Silvano
Glauber Rêgo
Glaucio Pinto Garcia
Helton Edi Xavier
Helyzimarg Azevedo de Oliveira
Ismael Mendes Júnior
Ivanilson de Souza Maia
Izaias Remailes Silva de Paula
Janilson Teixeira de Albuquerque
Jessika Renally Ribeiro Rodrigues Zanella
João Batista de Santana Costa
João Revoredo Marques Filho
José Adriando de Souza Gadelha
José Germano da Silva Neto
José Roberto da Rocha Pereira
Joventina Simões Oliveira
Jucimara Vanessa Balduino de Oliveira
Júlia Maria Dos Santos de Freitas
Karine Coradini
Kleber Rodrigues
Larissa Freitas Carlos Perdigão
Larisse Hellen Soares da Silva
Luciana Daltro de Castro Pádua
Luís Paulo Alves Silva
Manuela de Alexandria Fernandes Barbosa
Marcela Aurila Ferreira Caldas
Márcia Maria Galvão de Moura Canário
Márcio Silva Lemos
Marcos Vinicius Soares Júnior
Marcos Daian Figueiredo da Silva Saraiva
Maria Divaneide Basílio
Maria do Carmo Filgueira Nunes
Maria Helena Mota da Silva
Maria Isolda Dantas de Moura
Maria Vania Tavares de Lima Soares
Marlon Ferreira de Aquino
Newton Mota Gurgel Filho
Paulo Anderson Nogueira Pereira
Pedro Eduardo Selva Subtil
Pedro Henrique Meira Andrade
Péricles Venâncio Dos Santos
Thaís Luane Teixeira
Walter Pereira Alves
Washington Wellington Pereira Silva