Acendimento da pira do fogo da Pátria abre programação da Semana da Independência do Brasil
A abertura da Semana da Pátria será realizada nesta segunda-feira (2), às 7h, em frente ao letreiro de João Pessoa, na divisa das praias do Cabo Branco e Tambaú, com a corrida do fogo simbólico e acendimento da pira. Os atos marcam o início da programação alusiva à Independência do Brasil. Estarão presentes na solenidade as tropas da Marinha, Exército Brasileiro e das Forças de Segurança da Paraíba.
A corrida do fogo simbólico e acendimento da pira terão como protagonistas pessoas atendidas pela Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). O acendimento será feito por uma jovem com síndrome de Down.
Na programação deste ano, realizada entre os dias 3 e 6 de setembro, alunos de escolas municipais, estaduais e pessoas atendidas pela Funad vão ter a oportunidade de visitar as instituições de Segurança e participarem de atividades culturais e exposições nos quartéis. Na terça-feira (3), a visita será ao Centro de Educação da Polícia Militar, às 8h. Na quarta (4), é a vez do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, às 8h. No mesmo horário, na quinta-feira (5), a visita será ao 15º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército e na sexta-feira (6), às 15h, os estudantes vão conhecer o Centro Integrado de Comando e Controle da Paraíba.
O encerramento será no sábado (7), no centro da Capital, a partir das 7h15, com a apresentação e revista às tropas militares, na Avenida Getúlio Vargas, hasteamento do Pavilhão Nacional no DER e o desfile cívico-militar na Avenida Ministro José Américo de Almeida.