Com apoio do Governo do Maranhão, tradicional Procissão dos Orixás realiza cortejo nos 412 anos de São Luís

Com apoio do Governo do Maranhão, tradicional Procissão dos Orixás realiza cortejo nos 412 anos de São Luís

Com o apoio do Governo do Estado, a tradicional Procissão dos Orixás foi realizada nesse domingo (8) quando a cidade de São Luís completou 412 anos. O cortejo começou pelo Palácio dos Leões, no Centro, sede do governo estadual, e reuniu centenas de fiéis das religiões de matrizes africanas, além da população e turistas. 

O momento contou com a presença do governador Carlos Brandão, que dialogou com os membros da Federação de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros do Maranhão (Fucabma), organizadores do evento.

“Abrimos as portas do Palácio dos Leões para o povo de terreiro e reforçamos o nosso compromisso com a promoção e o apoio de ações e atividades que envolvam as religões de matriz africana, sempre com o foco no combate à  intolerância religiosa e na preservação de nossas raizes culturais e identitárias”, pontuou o governador. 

O presidente da Fucabma, pai Bine Gomes Abinoco, agradeceu a parceria do poder público estadual. “Todo ano agradecemos por todas as nossas vitórias, e nesses 412 anos estamos agradecendo novamente, inclusive a parceria com o Governo do Maranhão pelo que tem trabalhado, sentando para resolver as demandas do povo das religiões de matrizes africanas”, observou.

O vereador Astro de Ogum também enfatizou o apoio da gestão estadual. “Deixamos um abraço para o governador e o nosso muito obrigado. Desejamos que ele tenha muita força para levar tudo o que tem feito pelo estado e para fazer mais e mais. A gente reconhece que este é um grande governo e agradecemos o apoio”, frisou.

O cortejo saiu da entrada do Palácio dos Leões e seguiu pela Avenida Dom Pedro II, Rua do Egito, Praça João Lisboa, Rua Afonso Pena, Rua da Palma até a chegada à Igreja do Desterro. Pai Paulo de Aruanda, um dos coordenadores da procissão, informou que esta é uma das manifestações de matriz africana mais antigas do Nordeste.

“É um evento tradicional do calendário da nossa cidade nesse período de aniversário de São Luís, e a Federação de Umbanda organiza este evento há muitos anos, este que talvez seja o mais antigo do Nordeste. Queremos ressaltar o apoio para a realização do evento e a importância que o governo tem dado às tradições de matrizes africanas”, ressaltou.

A Procissão dos Orixás é realizada juntamente com o aniversário de São Luís, no dia 8 de setembro, e marca tanto uma homenagem ao padroeiro da cidade, o santo católico São Luís Rei de França, assim como homenageia Nagô das religiões de matrizes africanas. O evento é um momento de comemoração e agradecimento pelas conquistas alcançadas.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *