Finados: Com a maior romaria do ano, ocupação hoteleira do Cariri chega a 90%

Finados: Com a maior romaria do ano, ocupação hoteleira do Cariri chega a 90%

Na última quarta-feira (29), teve início a Romaria de Finados em Juazeiro do Norte. Durante os festejos, que se encerram neste sábado (2), a taxa de ocupação hoteleira deve alcançar 90%, conforme monitoramento da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). De acordo com a Igreja Católica, cerca de 350 mil fiéis devem participar da maior romaria do ano.

“Estamos em contato com o trade turístico da região, monitorando o impacto do turismo religioso na hotelaria, nos serviços e em outros setores beneficiados pela atividade. Ao longo do ano, o Governo do Ceará tem trabalhado para promover, capacitar e facilitar o acesso dos turistas às diversas regiões, especialmente no Cariri, onde estamos registrando bons números na oferta de assentos e, consequentemente, uma boa procura”, avalia a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.

O levantamento realizado na hotelaria da região do Cariri considerou hotéis e pousadas que recebem romeiros de várias partes do país, que vêm prestar homenagens ao Padre Cícero e visitar entes queridos. A Setur também recebeu informações de que os ranchos, locais que acolhem romeiros, estão com boa ocupação.

O Hotel Ibis Juazeiro do Norte conta com uma ocupação de 93,57%, acima da média registrada na região. Thainara Lopes, gerente do hotel, destaca que o evento faz toda a diferença para a região, tanto no aspecto econômico quanto no turístico. “Durante esse período, os hotéis ficam lotados. Isso gera uma grande movimentação na cidade e várias oportunidades de emprego, desde a recepção até os serviços de limpeza e alimentação. Além disso, as romarias promovem um rico intercâmbio cultural e religioso, reforçando a identidade da nossa linda cidade e despertando o interesse de mais pessoas em nos visitar”, frisa.

Para Júnior Feitosa, coordenador do Conselho de Desenvolvimento do Turismo (Condetur) do Cariri, a Romaria de Finados impacta significativa na economia local, tanto no tange a ocupação hoteleira, pois movimentam os hotéis, as pousadas, os ranchos, mas também os moradores que aproveitam para oferecer algumas opções de estadias como aluguel de quartos e casas. “O setor de comércio e serviços, as lojas de artigos religiosos, os bares e restaurantes, os serviços de transporte são bastante impactos. Portanto, essa romaria é fundamental para Juazeiro do Norte, para a região do cariri, como oportunidade de aquecer a economia local”, acrescenta.

Neste ano, o tema dos festejos é “Servo de Deus Padre Cícero Romão: o missionário do Sertão”, e o lema é baseado na passagem bíblica do livro do Eclesiástico: “Durante a vida realizou prodígios e, mesmo na morte, suas obras foram maravilhosas” (Eclo 48,15).

A nível nacional, Juazeiro do Norte se destaca como o sexto destino mais buscado do país para o feriado do dia 2 de novembro, de acordo com pesquisa realizada pela plataforma Decolar, que se baseou nas buscas por passagens aéreas feitas no site e no aplicativo da plataforma.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *