Dia de Finados tem programação especial em cemitérios de Natal e Região Metropolitana
Cemitérios públicos abrirão das 7h às 17h, e a administração estará disponível para serviços de sepultamento
Cemitérios públicos e privados em Natal e Região Metropolitana abriram as portas neste sábado Dia de Finados para receber familiares e amigos com uma programação religiosa diversificada em homenagem ao Dia de Finados. Com missas, cultos evangélicos, sessões espíritas e momentos de reflexão sobre o luto, os cemitérios preparam um dia de acolhimento para todos os visitantes.
Em Natal, os oito cemitérios públicos – incluindo o Alecrim, Bom Pastor e Ponta Negra – esperam receber cerca de 100 mil pessoas, de acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Destes, 50 mil são esperados apenas no tradicional cemitério do Alecrim. Para receber o grande fluxo, foram realizados mutirões de limpeza, jardinagem e manutenção, iniciados na última semana, visando garantir um ambiente digno e tranquilo.
Cemitério em Natal – Foto: Roberto Galhardo/ Semsur
Os cemitérios públicos abrirão das 7h às 17h, e a administração estará disponível para serviços de sepultamento. A programação religiosa se estende ao longo do dia, com missas em horários variados, atividades espíritas e cultos evangélicos em quase todos os cemitérios, atendendo ao perfil plural dos visitantes.
Cemitérios Privados com Programação Especial
Entre os cemitérios particulares, o Morada da Paz, com unidades em Emaús (Parnamirim) e São José de Mipibu, traz um dia repleto de homenagens, renomeando a data como “Dia da Lembrança”. A programação inclui a distribuição de fitinhas com mensagens, apresentações musicais e uma ação de conscientização sobre a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). Para quem não puder comparecer, o Morada da Paz também oferece a plataforma digital Morada da Memória, que permite homenagens virtuais.
O Sempre Cemitério Natal, no bairro Zona Norte, que batizou a data de “Dia da Memória”, preparou uma programação única com missas e uma roda de conversa sobre perdas e luto, liderada pela psicóloga Anna Cláudia Abdon, para acolher emocionalmente os presentes. Em Macaíba, o Cemitério Vila Flor terá missas e apresentações musicais, enquanto o Vila Park, na Zona Norte, também contará com música e missas ao longo do dia.
Programação Completa do Dia de Finados
Cemitérios Públicos de Natal
- Alecrim: Missas 8h e 16h | Atividade espírita 10h | Culto Adventista 14h
- Bom Pastor I e II: Missas 10h e 16h | Cultos ao longo do dia
- Nova Descoberta: Missas 9h e 16h | Atividade espírita 8h
- Igapó: Missas ao longo do dia | Atividade espírita 15h
- Redinha: Missas 7h30 e 16h
- Ponta Negra: Missas 8h, 10h, 15h e 16h
- Pajuçara: Missas 8h e 16h
Cemitérios Privados
- Morada da Paz Emaús (Parnamirim): 7h30 – Missa | 10h30 – Palestra espírita | 14h – Culto | 16h – Missa de encerramento
- Morada da Paz Mipibu (São José de Mipibu): 9h30 – Missa
- Morada da Paz Essencial Zona Norte (São Gonçalo do Amarante): Aberto para visitação
- Sempre Cemitério Natal: Missas às 8h, 10h, 15h e 18h | Roda de conversa sobre luto às 16h
- Cemitério Vila Flor (Macaíba) e Vila Park (Zona Norte): Missas às 10h e 16h | Apresentações musicais às 9h, 11h, 15h e 17h.